Loading...

4 Aplicações para treinar a memória

 

As aplicações para treinar a memória são excelentes para melhorar o humor, capacidade de raciocínio e também para ajudar a aprender a envelhecer de forma ativa e positiva.

 

As pernas servem para andar, os braços para abraçar, os ouvidos para escutar e os olhos para ver como ainda há tanta beleza no mundo, mas é o cérebro que comanda tudo isto! Um corpo ativo só tem serventia se gozar de um cérebro com boas faculdades cognitivas. Como com o avançar da idade o declínio cognitivo vai começando a manifestar-se, convém manter a “máquina oleada”. E as aplicações para smartphone, para treinar a memória, são excelentes para melhorar o seu humor, capacidade de raciocínio e também para o ajudar a aprender a envelhecer de forma ativa e positiva. Conheça 4 das melhores apps para exercitar o cérebro, disponíveis para Android e iOS!

CogniFit (https://www.cognifit.com/pt)

Não é uma app qualquer é uma app desenvolvida com a colaboração de investigadores da Universidade de Washington e da Faculdade de Medicina Albert Einstein e serve para treinar mais de 20 competências cognitivas, entre as quais a memória de curto prazo, a concentração, a coordenação visual-motora, a lógica e a perceção auditiva. A CogniFit consegue avaliar e cuidar da saúde cognitiva de indivíduos saudáveis, mas também estimular ou restaurar a função cerebral em pessoas que sofrem de algum tipo de declínio cognitivo, como demência, Alzheimer ou Parkinson. A app ideal para quem quer aprender a envelhecer de forma ativa e positiva, pois disponibiliza aos seus utilizadores quebra-cabeças, jogos didáticos, desafios mentais e testes psicométricos validados, entre outros.

Elevate (https://www.elevateapp.com/)

Uma das aplicações para treinar a memória mais apreciada dá pelo nome de Elevate e melhora a memória, concentração, competências matemáticas e compreensão. Para tal oferece mais de 40 jogos criados com a ajuda de especialistas na área da educação. Estes exercícios podem ser personalizados de acordo com as competências mais necessárias e com indicação dos objetivos pretendidos, e também podem ser monitorizados para que perceba como está a ser avaliado o seu desempenho e – porque não? – compará-lo com o desempenho de outros utilizadores da mesma faixa etária, claro. Outra particularidade interessante na Elevate é que adapta a dificuldade à progressão, ou seja, o jogo vai-se tornando mais difícil conforme vai atingindo maior rapidez e perspicácia.

Lumosity (https://www.lumosity.com/)

Eis aquela que foi considerada pioneira no universo das aplicações para treinar a memória! A Lumosity coloca à disposição dos seus utilizadores mais de 50 jogos – desenvolvidos com a ajuda de investigadores de renome – que treinam cinco funções cognitivas: atenção, flexibilidade, memória, resolução de problemas e velocidade. Após a conclusão de cada jogo são revelados os resultados e, se assim o desejar, comparados com os dos utilizadores da mesma faixa etária. Para aprender a envelhecer de forma ativa e positiva aprimorando diversas funções do cérebro!

Peak http://www.peak.net/

Vários investigadores das áreas das neurociências, ciências cognitivas e educação das universidades de Yale e Harvard juntaram-se para ajudar a criar a Peak, uma das aplicações para treinar a memória que também possui muitos jogos para teste da linguagem, agilidade mental, atenção, resolução de problemas, coordenação e criatividade. À semelhança de outras apps do género, a Peak possibilita aos seus utilizadores uma avaliação do desempenho e progresso em cada jogo e avalia as diferentes funções cognitivas, permitindo-lhes competir com outras pessoas.

Texto: Sofia Santos

Imagem: Unsplash | Rawpixel

Artigos recentes