Loading...

A Avó Veio Trabalhar

Com o objetivo de combater a solidão, reavivar as competências e a auto-estima de quem ainda tem muito para dar e criar, surge “A Avó Veio Trabalhar” pela mão de Susana António (designer) e Ângelo Campota (psicólogo).

Antes de mais, um pouco de história: ‘A Avó Veio Trabalhar’ remonta a 2014, quando Ângelo Campota e Susana António (designer)  uniram esforços e decidiram abrir um atelier criativo para pessoas com mais de 65 anos.

A ideia surgiu quando Susana António voltando de uma temporada em Milão com vontade de fazer algo pelo design português se cruzou com a necessidade de Angelo Campota de fazer algo que ocupasse o tempo das pessoas em idade de reforma. Nesse contexto nasce em Setembro de 2014, A Avó Veio Trabalhar, um projeto que se dispunha a reintegrar os seniores do Cais do Sodré a uma vida em comunidade, fugindo das ofertas tradicionais dos programas sociais para idosos.

Desafiar a criatividade e a inercia, criando luvas de cores e motivos bordados diferentes e ao qual não estavam habituados como as caveiras mexicanas foram um dos primeiros desafios colocados aos 12 iniciantes do projeto. E assim nasce uma comunidade de pessoas alegres, criativas e de bem com a vida, com vontade de fazer coisas diferentes.

Dos 12 iniciais, no primeiro ano acabaram com 30. Pois uns desafiavam os outros e depressa a comunidade foi crescendo e ganhando novos colaboradores entre vizinhos e amigos. Atualmente o projeto conta já com 70 avós em três pólos (no Centro Dia de São Paulo, onde tudo começou; na Poço dos Negros e em Campo de Ourique).  Segundo Angelo Campota, são pessoas que querem manter-se ativas sem passar o tempo a preocupar-se com a ideia de estarem no final da vida. “Muitas preferem estar aqui do que em casa”, diz o psicólogo.

Lado Cool do projeto

Este projeto para além da loja e das suas vitrines, envolve-se em diversos projetos da cidade de Lisboa, como o festival de cinema DOC Lisboa, o fim de semana cultural Festival Silêncio e até mesmo a marcha LGBT da cidade. “Havia uma senhora de 80 anos a lutar pelos direitos dos homossexuais. Elas deixam de estar adormecidas, crescem como pessoas”, revela Ângelo, orgulhoso das suas avós.

A média de idade das avós do projeto é de 75 anos. Apesar do nome, A Avó Veio Trabalhar não é um projeto apenas para mulheres. Há até um avô que faz tapetes. Há planos para criar projetos que envolvam atividades em que os senhores estejam mais motivados para aderir.

Com uma preocupação social e estética grande, Susana António desenvolve projetos de design original para colocá-los à venda no mercado. Cada peça é identificada com uma foto e a história da avó que a produziu. Assim estes produtos conquistaram já as prateleiras de locais tão emblemáticos como a loja da Fundação Serralves e as lojas da A Vida Portuguesa, para quem desenvolveram um produto específico.

A AVÓ VEIO TRABALHAR

Onde fica: Rua do Poço dos Negros 124, São Bento
Funcionamento: Segunda a sexta, 10:00 às 18:00

Texto: Sofia Santos
Imagem: Unsplash | Francesco Gallarotti

Artigos recentes