Loading...

A sua cidade dava uma canção

 

Existem inúmeras cidades que são a inspiração para músicas, que ficam famosas, e que as eternizam. São vários os exemplos que podemos encontrar. E a sua cidade, tem alguma musica que lhe faça homenagem?

Por exemplo, de Lisboa, são 538 as canções onde a cidade é referida. Algumas bem conhecidas como “Cheira a Lisboa”, imortalizada por Amália Rodrigues ou “Lisboa Menina e Moça”, de Ary dos Santos e de Paulo de Carvalho.

Esta foi a pesquisa feita por Holidu, um portal de comparação para casas de férias, e por Musixmatch, catálogo de letras de canções, para perceber quais as cidades que mais vezes eram utilizadas como musas inspiradoras para letras de músicas.

Para chegar a este ranking foram pesquisadas mais de 14 milhões de letras, e feita a correspondência com mais de 300 cidades, em seis idiomas diferentes.

A nível mundial, a cidade mais cantada claramente Nova Iorque com mais de 30 mil menções, seguida de Paris e Londres, com 20 mil e 15 mil referências.

Lisboa é sem dúvida a primeira no top 3 nacional, com as já mencionadas 538 canções. Coimbra garante a segunda posição, com apenas 49 canções, e versos cantados mais uma vez por Amália – “Coimbra é uma lição de sonho e tradição”. A seguir, aparece Sintra, que inspirou 44 canções. Uma delas “A Casa em Sintra”, na voz dos Delfins.

Adaptado da Revista Briefing.pt

Texto: Sofia Alçada
Imagem: Unsplash | Liam McKay

Artigos recentes