Loading...

As aplicações e a tecnologia para facilitar o dia-a-dia

Uso das aplicações e da tecnologia possui efeitos positivos nas funções cognitivas e auxilia em tarefas funcionais.

Com o crescimento do envelhecimento da população em todo o mundo, o estilo de vida vem se transformando e evoluindo, incorporando as tendências em função das vantagens e das necessidades. Manter-se ativo é sinonimo de independência e esta, está muito ligada a tecnologia e as aplicações.

Engane-se quem pensa que os novos gadgets, os computadores, tablets e smartphones são exclusivamente dos mais jovens.

Estudos recentes da Universidade do Texas afirmam que o uso de tecnologia possui efeitos positivos na preservação e ampliação das funções cognitivas, na melhoria da memória, na velocidade de resposta, no raciocínio, na resolução de problemas, na atenção, no aperfeiçoamento de habilidades visuais e espaciais entre outros benefícios.

O uso de tecnologias está associado a hábitos mais saudáveis e ao envelhecimento ativo, auxiliando nas relações sociais e habilidades funcionais. O contacto digital facilita o acesso a serviços de saúde, aumenta o contacto com a família e amigos e reforça a participação em atividades de lazer e em atividades diárias.

É cada vez mais comum em todas as faixas etárias a utilização de smartphones e tablets onde interagem entre outros com aplicações como as das redes sociais, onde o que tem maior número de adeptos ainda é o facebook, ou com aplicações de instant messaging como é o whatsapp.

É sem dúvida, a utilização das apps e da tecnologia, uma tendência cada vez mais transversal, onde cada pessoa percebe e incorpora sua utilização no dia-a-dia, devendo-o fazer de forma saudável e a aproveitar as suas reais vantagens.

Assim sim, fará todo o sentido!

Texto: Sofia Alçada

Imagem: Unsplash

Artigos recentes