Loading...

Benefícios de viajar sozinho

Viajar é sempre uma experiência maravilhosa! Renova energias, abre horizontes, amplia conhecimentos, distrai, diverte e até ajuda a envelhecer ativamente, mas muitas pessoas ainda receiam fazer as malas e partir quando não têm companhia. Há quem diga que lhes falta a coragem, mas nós dizemos que o que lhes falta é a leitura deste artigo para perceberem os benefícios de viajar sozinho e abraçarem essa experiência de uma vez por todas. Sem medos!

 

  • Liberdade

Sim, é ótimo partilhar uma experiência com alguém, mas é melhor ainda ter a liberdade de poder ir para onde quer, quando quer. Quando tudo numa viagem depende apenas de si, a sensação de liberdade é incrível. Liberdade para decidir ficar mais uma semana, visitar um local fora do roteiro turístico ou até passar um dia inteiro num quarto de hotel!

Sabe quais são as 5 capitais europeias que não pode deixar de visitar?

  • Confiança

Assim que se atrever a fazer a primeira viagem sozinho seja dentro de Portugal, seja para o estrangeiro, vai perceber que é perfeitamente capaz de sobreviver sem companhia num local ou num país estranho e isso vai aumentar a sua confiança, fazê-lo ultrapassar medos e deixá-lo mais feliz, mesmo que tenha de lidar com desafios inesperados! Assim, além de ganhar confiança ainda acaba por conseguir superar medos. Outro dos benefícios de viajar sozinho e também de envelhecer ativamente!

  • Flexibilidade

Numa viagem a solo consegue organizar o seu horário da forma que bem entender sem necessidade de discutir os seus planos com outra pessoa e essa liberdade de escolha é um dos maiores benefícios de viajar sozinho.

  • Conhecimento

Quando viaja sozinho tem oportunidade de adquirir mais conhecimentos, porque como não tem distrações, acaba por se embrenhar nos costumes e cultura local e fixar detalhes que com companhia poderiam passar despercebidos. Além disso, viajar sozinho também aumenta o seu autoconhecimento, pois tem mais tempo disponível para pensar em si, perceber os seus limites, mas também atrever-se a cometer alguma ousadia!

Envelhecer ativamente é conhecer o programa INATEL 55+!

  • Experiência

Viajar sozinho não é só partir para conhecer lugares diferentes, também é regressar ao aconchego do lar com mais experiência e sabedoria na bagagem. E isso só pode contribuir de uma forma positiva para envelhecer ativamente, não é verdade?

  • Amizade

Mais benefícios de viajar sozinho? Se passeia acompanhado sente mais dificuldade em conhecer pessoas novas do que se viajar sozinho. A solidão, na aceção positiva do termo, leva-o a uma maior propensão para conversar com outras pessoas e até fazer amigos.

  • Economia

E o último dos benefícios de viajar sozinho é o facto de conseguir poupar algum dinheiro, não tanto porque não vai pagar um quarto duplo ou mais um bilhete de avião, mas porque quando uma pessoa está sozinha tem tendência a gastar menos. Evitam-se os presentinhos, os cafezinhos a toda a hora, os restaurantes de luxo, as excursões em grupo e tantas outras despesas supérfluas!

Se ficou convencido dos benefícios de viajar sozinho, só lhe falta clicar aqui para saber como organizar uma mala de viagem!

Texto: Sofia Santos

Imagem: Unsplash

Artigos recentes