Loading...

Benefícios do sorriso 

Vamos apresentar-lhe uma espécie de medicamento de venda livre, aplicação fácil e gratuita e, principalmente, com resultados surpreendentes e imediatos para a sua saúde física e mental. Chama-se… sorriso!

Se deseja passar o resto deste dia com boa disposição e energia positiva comece a sorrir. Uma boa dose diária de sorrisos não custa nada e contribui para o seu bem-estar. Mesmo que alguns problemas lhe estejam a tirar a vontade de rir, obrigue-se a exercitar esta função natural porque sorrir é fundamental para a sua saúde, mesmo que o sorriso não surja de forma natural. Se duvida, fique a conhecer os benefícios do sorriso para um envelhecimento positivo.

Um dos primeiros passos para começar a sorrir mais, é procurar distrações e companhia. Se está com dificuldades em consegui-lo, sugerimos a leitura do nosso artigo “6 Dicas para superar a solidão”.

Um sorriso é fundamental para o seu bem-estar

Já reparou que nunca se sente ansioso, irritado ou triste quando está a rir? Efetivamente, o bom humor muda o seu estado de espírito e melhora a sua saúde. É fantástico como uma simples expressão facial é capaz de estimular o seu cérebro a libertar endorfina e serotonina, promovendo uma sensação de conforto e bem-estar!

E já reparou que um sorriso é muito mais contagiante que um bocejo ou um espirro? E além de ser facilmente imitável, o sorriso, se partilhado, une as pessoas e aumenta o sentimento de felicidade? E vários estudos confirmam que os benefícios do sorriso não se ficam pela parte psicológica… Também faz toda a diferença a nível físico, pois desencadeia mudanças saudáveis ​​no organismo que começam no relaxamento do corpo todo! Sabia que depois de um sorriso ou gargalhada, os seus músculos podem ficar relaxados até 45 minutos? Verdade! Por isso, mesmo forçado, um simples sorriso reduz a liberação das hormonas do stress. Além disso, o riso estimula e fortalece o sistema imunológico e liberta endorfinas, as substâncias químicas que promovem uma sensação geral de bem-estar e que podem até aliviar temporariamente a dor. A par, o riso aumenta a energia e o número de células imunes e anticorpos que combatem as infeções, melhorando assim sua resistência a doenças, incluindo doenças do coração já que aumenta o fluxo sanguíneo, protegendo contra um ataque cardíaco, por exemplo. Se está interessado em viver um envelhecimento positivo, resta-lhe conferir, já de seguida, os principais benefícios do sorriso, físicos e psicológicos.

Principais benefícios físicos do sorriso

  • Relaxa os músculos
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Reduz o stress
  • Diminui a dor
  • Previne doenças cardíacas
  • Promove uma sensação geral de bem-estar

Principais benefícios psicológicos do sorriso

  • Dá alegria e entusiasmo
  • Reduz a ansiedade
  • Alivia a tristeza
  • Melhora o humor
  • Amplia a resiliência
  • Aumenta o otimismo

E agora que ficou ao corrente dos benefícios do sorriso, se não tem motivos para exibir uma expressão feliz, faça um esforço para recuperar a boa disposição para viver um envelhecimento positivo e sorria… nem que seja pela sua saúde!

Se mesmo assim, está com dificuldades em sorrir, leia as nossas dicas para se sentir feliz, aqui!

Texto: Sofia Santos

Imagem: Unsplash

Artigos recentes