Loading...

Blue Monday: como passar o dia mais triste do ano

Chama-se Blue Monday, calha na terceira segunda-feira de janeiro e é considerado o dia mais triste do ano. Porquê? Porque o psicólogo americano Cliff Arnall estudou o fenómeno e chegou à conclusão – através de uma fórmula científica – de que a terceira segunda-feira de janeiro é o dia mais deprimente de todos. Ponto.

 

A forma científica de Cliff Arnall fica por desvendar, a teoria está por provar, mas o certo é que algumas pessoas admitem um estado depressivo e falta de energia naquele que é considerado o dia mais triste do ano. Na verdade, não são algumas pessoas, apenas, são milhões de pessoas, tanto na Europa como na América do Norte, a afirmarem que o mês de janeiro por ser tão frio e cinzento, é muito triste. Mas triste triste é não conseguir combater a Blue Monday (e todos os outros dias em que se sente angustiado) e por isso vamos dar-lhe algumas sugestões para que não se entregue ao estado depressivo. Pelo sim, pelo não…

Envelhecer de forma ativa e positiva é conhecer também outras dicas para se sentir feliz. Clique aqui!

  • Na véspera da Blue Monday, lembre-se de trocar a roupa da cama porque dormir em lençóis lavados e acabados de colocar é meio caminho andado para acordar feliz e disposto a envelhecer de forma ativa e positiva.
  • Se conseguir, comece o dia a praticar exercício físico porque o exercício reduz a ansiedade e potencia o bom humor. Por isso vista um fato de treino e toca a andar e a fazer, pelo menos, uma caminhada.
  • De seguida, tome um banho quente relaxante e vista-se de forma feliz porque se se sentir bem por fora, acaba por se sentir bem por dentro. Nada de cores murchas e deprimentes, opte pelos azuis, amarelos, rosas… e coloque uns acessórios bonitos. Até podem ser espalhafatosos porque nesse dia vale tudo, sim?
  • Depois do exercício, dedique um tempo a si mesmo. Tire meia hora para fazer o que bem entender e aproveitar para envelhecer de forma ativa e positiva: ler um livro, telefonar a um amigo, ver televisão, tirar uma soneca, o que quiser! Incluindo comer um bolo, uma tablete de chocolate ou beber uma bebida açucarada para combater a tristeza, pois o açúcar é um grande aliado do humor. E por falar em comida, à hora de almoço evite fazer a refeição à pressa. Nada disso! Sente-se e coma com calma que ninguém está a correr atrás de si (pois, não?).
  • Da parte da tarde, se puder vá até à praia. Não é o lugar mais apetecível para visitar no inverno, mas os especialistas na matéria dizem que apreciar a natureza, sentir os raios de sol e ouvir as ondas do mar acalma e tranquiliza qualquer pessoa, além de que depois de uma tarde na praia o seu organismo começa a funcionar melhor: dos pulmões aos músculos, passando pelos ossos. Ideal para libertar-se da tristeza da Blue Monday e envelhecer de forma ativa e positiva! E é bom que esteja sol, porque a luz solar fornece vitamina D, muito importante para o seu organismo, para aumentar o apetite, dar alegria e ainda potenciar uma noite de sono mais tranquila.
  • De regresso a casa, faça uma das coisas que mais ânimo podem dar – mesmo ao mais sisudo dos seres humanos – no dia mais triste do ano: planear as férias. Sim, leu bem, planear as férias ou simplesmente, marcar uma viagem. Ainda estamos em janeiro, mas como esta atividade desencadeia felicidade, nada como reservar já os voos para a ida à República Dominicana, o apartamento no Algarve ou mesmo uma noite num hotel de charme no Alentejo para o próximo fim de semana. Vale tudo para ficar de sorriso no rosto!
  • E depois, se ainda lhe sobrar tempo, outra receita infalível: sentar-se frente ao televisor a assistir a comédias.
  • E se por acaso nada disto resultar, aceite a última dica: vá as compras! E aproveite porque o marketing também aproveitou o dia mais triste do ano (se é que não o criou) para celebrar a vida. Como? Com campanhas alucinantes ao estilo Black Friday. De saldos em viagens a promoções em doces, bebidas alcoólicas, massagens, aulas em ginásios. O que quiser para se sentir bem-disposto, até porque a Blue Monday está a terminar e amanhã é outro dia. Alegria!

E do dia mais triste do ano para épocas mais felizes, sugerimos também a leitura do nosso artigo Happy ageing: Felizes para sempre.

Texto: Sofia Santos

Imagem: Unsplash

Artigos recentes