Loading...

10 Bons motivos para ler

Se está no grupo de pessoas que adoram livros, este artigo vai dar-lhe ainda mais argumentos para prosseguir com as suas leituras. Se faz parte do leque de pessoas que assumidamente não gosta de ler, talvez lhe convenha fazer um esforço para adquirir hábitos de leitura e ao mesmo tempo, preparar o seu envelhecimento ativo e positivo.

 

  1. Promove o desenvolvimento pessoal

A leitura permite o seu desenvolvimento pessoal porque estimula a reflexão sobre os seus princípios, valores, crenças, pensamentos e atitudes. Independentemente do tipo de livro (autoajuda, ficção, literatura clássica, romance, biografia…), a reflexão é sempre estimulada.

  1. Aumenta a criatividade

A leitura estimula a criatividade porque lhe dá a conhecer, em cada livro, em cada página, várias coisas diferentes. Dai que seja também interessante aventurar-se por outros tipos de leitura que não os da sua preferência para entrar em novos universos.

  1. É uma fonte de informação

Hoje em dia existem livros sobre tudo (e mais alguma coisa) e independentemente do tema que mais lhe agradar está sempre a aprender algo quando lê: história, cultura, saúde, bem-estar, lições de vida, etc. Por isso, este é seguramente um dos bons motivos para ler!

  1. Ajuda a relaxar

A imagem que tem de uma pessoa a ler, relaxada no sofá, de livro aberto nas mãos, é precisamente aquela que deve reter. Se se acomodar num local tranquilo e confortável vai sentir logo uma sensação de calma. Não é por acaso que a leitura é mesmo uma das melhores maneiras de relaxar e de promover um envelhecimento ativo e positivo!

  1. Evita o stress

Com um livro consegue evitar situações de stress. Quer esteja numa sala de espera de um consultório médico ou num transporte público, se tiver um livro à mão consegue descontrair.

  1. Afasta a solidão

Regra geral os leitores são pessoas que nunca se sentem sós, entediados ou tristes. Se não tiverem companhia, pegam num livro e distraem-se. Os conteúdos dos livros são excelentes amigos que ajudam a viver de forma ativa e positiva.

  1. É um entretenimento acessível

Precisa de mais bons motivos para ler? Ora, a leitura é uma forma de entretenimento acessível. Não quer dizer que os livros sejam baratos, mas há sempre maneira de comprar livros em feiras e promoções, pedir de empréstimo a amigos ou até fazer requisições na biblioteca local.

  1. É bom em qualquer idade

A leitura é uma atividade para todos e pode ser iniciada em qualquer fase da sua vida, inclusive depois da reforma. Além disso, a imensa variedade de temas e géneros disponível, permite-lhe encontrar sempre, tenha a idade que tiver, um livro adequado para si.

  1. Melhora a capacidade de expressão verbal e escrita

Os leitores são normalmente pessoas com maior destreza verbal porque a leitura amplia consideravelmente o vocabulário. Além disso, os leitores têm mais informação memorizada e uma melhor expressão escrita.

  1. Aumenta a capacidade de memorização e desenvolve a concentração

O hábito da leitura ajuda a melhorar a capacidade de memorização. Os leitores estão habituados, ainda que não seja implicitamente, a recordar-se dos conteúdos dos capítulos anteriores quando pegam num livro (nomes de personagens, lugares, acontecimentos…) e isso estimula a memória e desentorpece o cérebro e é um dos bons motivos para ler a partir dos 50 anos quando se deve começar a exercitar a memória.

E agora que já tem mais do que motivos suficientes para ler (e nenhum para não ler) pegue num livro, dê uma oportunidade à história e goze de um envelhecimento ativo e positivo.

Texto: Adaptação Press Realease
Imagem: Santa Casa da Misericórdia do Porto

Artigos recentes