Loading...

5 capitais europeias para visitar no outono

Lisboa faz parte dos principais circuitos de turismo sénior do mundo, mas se já conhece bem a cidade, aproveite os preços e as temperaturas mais apetecíveis e saiba que há, pelo menos, mais 5 capitais europeias para visitar no outono.

Depois dos 50 anos é hora de começar ou continuar a viajar. Tem mais flexibilidade de tempo, disponibilidade para passear e até energia! Nesta fase da sua vida, as viagens proporcionam-lhe novas experiências que ajudam a viver de forma ativa. Por isso, está decidido! Se tem condições físicas e financeiras, aproveite este outono para conhecer ou redescobrir com mais calma uma das 5 mais belas capitais europeias… ou mesmo todas!

Não pretende viajar para fora do país este outono? Não tem problema, até porque Portugal está a tornar-se um destino de luxo.

Se não acredita, clique aqui!

Madrid (Espanha) 

Madrid é uma cidade multifacetada, com grande oferta a nível cultural e de entretenimento e por isso convém seguir algum roteiro para a conhecer. A nossa sugestão? Comece o passeio a partir da Puerta del Sol, uma das praças mais famosas da cidade, passando pela Gran Via e seguindo para o Teatro Real ou Ópera. Em frente fica a Plaza de Oriente e atrás o Palácio Real. Seguindo depois pela Calle Mayor vai dar a um dos principais núcleos de Madrid na época medieval, a Plaza de la Villa e, mais adiante, a Plaza Mayor, palco de touradas e de carnavais no passado. Pode fazer estes percursos a pé, de transportes públicos ou por meio de alternativas mais turísticas, como tuk-tuks, mas não deixe de conhecer a extravagante Gran Via ou Broadway Espanhola, uma rua de lojas que no escuro se transforma no centro da vida noturna de Madrid. E seja de dia ou de noite, seguindo em frente vai dar à Plaza de España, onde uma estátua de Miguel de Cervantes se eleva frente aos personagens Don Quixote e Sancho Panza. Lembra-se deles? Por fim visite o Museu do Prado, no qual pode admirar obras de Velázquez, El Greco, Bosch, Goya e Rubens… e relaxe um pouco no Jardim Botânico ou no Parque do Retiro.

2. Paris (França)

Paris, considerada a cidade mais bonita do mundo, tem para lhe oferecer espaços românticos, belezas arquitetónicas e marcos culturais. Siga este percurso: comece pelo símbolo da cidade, Torre Eiffel, uma estrutura de ferro com 330 metros de altura. Aproveite para apreciar a vista de 360º e organizar-se geograficamente de modo a decidir o que visitar de seguida. Nós sugerimos uma caminhada até ao Louvre, de forma a passar pelo Champ de Mars, Arco do Triunfo, Champs Élysées, Place de la Concorde e Jardin des Tuileries. Em alternativa, pode apanhar o metro, se não é fã de caminhadas. Do Louvre, conhecido pelas obras de importantes artistas, entre elas a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, passe à Pont des Arts ou ponte dos cadeados, particularmente se estiver acompanhado e quiser imitar milhões de casais que juram amor eterno deixando os cadeados presos à estrutura. Depois é tempo de apreciar a Catedral de Notre-Dame e a Praça do Município.

Outra sugestão nesta que é uma das 5 capitais europeias para visitar no outono, é uma sessão de compras nas Galerias Lafayette, depois uma visita a Sacré Coeur, Basílica do Sagrado Coração e mesmo ao lado, à Place du Tertre ou praça dos artistas onde pode observar as obras de artistas que pintam e expõe ao ar livre. Para terminar, e se quer mesmo envelhecer de forma ativa, siga para a zona mais boémia da cidade, Montmartre. Ai encontra os melhores cafés, restaurantes e cabarés, como o Moulin Rouge.

3. Londres (Inglaterra) 

Estreie-se em Westminster na sua visita a Londres! Conheça o palácio e a abadia e aproveite para testemunhar a grandeza do Big Ben, o famoso relógio das Casas do Parlamento que se tornou numa das imagens mais emblemáticas de Londres. Depois atravesse St. James Park rumo ao Palácio de Buckingham. Veja o render da guarda e siga para Trafalgar Square até ir dar à Leicester Square, onde pode comprar bilhetes para teatro e musicais. Mais dicas? Suba em direção a Picadilly Circus com o seu famoso edifício com publicidades néon gigantes, entre pela Regent Street, decorada com os seus prédios imperiais e a Oxford Street, onde pode aproveitar para umas compras. Ao fundo, o Hyde Park também aguarda uma visita.

Por outro percurso, não menos interessante, consegue conhecer a Torre de Londres e, mesmo ao lado, Tower Bridge, a famosa ponte levadiça construída em estilo vitoriano. Termine com uma voltinha no London Eye, a roda-gigante de 135 metros de altura, ícone de toda a Grã-Bretanha. Isso é que é envelhecer de forma ativa!

4. Roma (Itália) 

Roma é um dos principais destinos turísticos da Europa e não lhe vai ser difícil perceber porquê. Comece o seu passeio numa das 5 capitais europeias para visitar no outono, pelo Coliseu, uma arena com capacidade para 50.000 pessoas, onde antigamente se assistia a confrontos entre gladiadores. Conheça também o Palatino, local que segundo a lenda, deu origem à cidade e o Fórum Romano que outrora foi o centro da vida de Roma. Não deixe de contemplar o Arco Constantino antes de seguir para Piazza Venezia, a praça romana onde se encontra o monumento dedicado ao rei Vittorio Emanuele II e o corpo de um soldado desconhecido da Primeira Guerra Mundial, que simboliza todos os outros. Caminhe depois para a Fontana di Trevi, a fonte mais conhecida de toda a Roma e onde os desejos – dizem – se tornam realidade! Admire também o Panteão, um edifício com quase 2.000 anos, construído em honra dos deuses, e Piazza Navona, claro!

Por fim… O Vaticano. É um dos locais mais acarinhados pelos católicos, e não só! Na verdade, é um país soberano, mas visto naturalmente como parte integrante de Itália e de Roma. Vá com tempo se quer conhecer a Basílica de São Pedro, Capela Cistina e Museu do Vaticano.

5. Viena (Áustria) 

Viena é conhecida como a cidade da música e é, sem dúvida, uma das 5 capitais europeias para visitar no outono. Além da marca que os mais famosos compositores deixaram na capital da Áustria, é lá que está a Orquestra Filarmónica de Viena, considerada uma das melhores do mundo. E como todos os anos Viena organiza o evento Capital Mundial da Música, talvez consiga assistir a um dos 15 mil concertos de todos os géneros musicais!

Do seu roteiro deve ainda fazer parte um passeio pelo Ring, onde se concentram várias atrações de Viena: Ópera, Parlamento e Volksgarten. Sabia que neste jardim pode admirar mais de 300 tipos diferentes de roseiras? Imperdível visitar o Palácio Schönbrunn, também. O seu espaço é imenso, tão grande que alberga o Zoológico de Viena, o mais antigo do mundo.

Se pretende fazer outro tipo de viagem no outono, aceda ao nosso guia para fazer um cruzeiro pela primeira vez, e inspire-se!

Faça as malas, decida-se a envelhecer de forma ativa, aproveite as temperaturas amenas e os pacotes mais em conta e escolha uma das 5 capitais europeias para visitar no outono. Boa viagem!

E já agora… Leia o nosso artigo sobre como fazer uma mala de viagem, aqui!

Texto: Sofia Santos

Imagem: Unsplash

Artigos recentes