Loading...

As Cidades, a Cultura e o Envelhecimento

 

No dia 11 de Abril de 2018 das 15h00 às 17h30 no Páteo da Galé em Lisboa, será palco para discussão acerca do tema: Cidade, Cultura & Envelhecimento ativo – A Oportunidade! Um evento Co-organizado com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Impulso Positivo e a Vida Imobiliária

O painel estará integrado na Semana de Reabilitação Urbana, evento que se realiza todos os anos em Lisboa e no Porto pela mão da Vida Imobiliária e da Provemi. Este ano, teremos o prazer de poder contar com um painel onde o tema do Envelhecimento Ativo é considerado face grande desafio que se coloca o crescimento desta fatia da população com mais de 60 anos, na organização das cidades e das habitações.

“A reabilitação urbana pretende-se inclusiva, preservando a cidade genuína e ao mesmo tempo dinâmica, que se adapta as novas realidades populacionais e sociais. A sociedade tem uma obrigação perante os mais velhos, de assegurar uma vivência positiva onde sempre viveram. A vivência, a memória, a cultura no contexto da cidade em discussão! A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é a instituição de referência no apoio ao envelhecimento ativo e com qualidade de vida. Uma oportunidade de mercado que deve ser também considerada pelos investidores. “

Integrado neste painel, iremos ter oportunidade de abordar temas como “Um retrato social de Lisboa – o desafio do envelhecimento ativo”, “Uma visão sobre o envelhecimento ativo e o conceito de Ambient/Active Assisted Living”, um projecto comunitário integrado no ActiveAdvice (descrição abaixo), “A cidade e a arquitectura – propostas inclusivas no envelhecimento ativo” e ver alguns casos práticos de obras que contribuem para as cidades mais inclusivas e criativas pela mão da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa.

Teremos ainda a hipótese de debater alguns destes temas numa mesa redonda onde o projeto LisBoa, cidade de todas as idades! Será o tema base para o debate com a moderação do Impulso Positivo.

Convidamos a todos os que queiram saber mais acerca deste tema, a inscrever-se no dia 11 de Abril da parte de tarde no site da Vida imobiliária (este evento é totalmente gratuito)- https://eventos.vidaimobiliaria.com/eventos/v-semana-da-reabilitacao-urbana-de-lisboa/

Acerca da Semana de Reabilitação Urbana:

O evento é uma organização partilhada da Vida Imobiliária e da Promevi, contando com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da ATL – Turismo de Lisboa, convidando os vários stakeholders ligados ao sector, nomeadamente profissionais, empresas, académicos, universidades, associações, ordens profissionais, habitantes ou turistas com o objectivo de participar num debate alargado sobre o impacto da reabilitação urbana na cidade de Lisboa e no país, presente e futuro.

O que é o ActiveAdvice:

O projeto ActiveAdvice – Decision Support Solutions for Independent Living using na Intelligent AAL and Service Cloud visa proporcionar um ambiente baseado nas Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) totalmente funcional, com serviços Web e móveis especialmente desenhados para responder às necessidades dos adultos mais velhos, dos seus cuidadores e seus familiares. O projeto pretende ainda dotar os profissionais em engenharia de design e construção inclusiva, bem como para os governos e municípios empenhados em promover o conceito de Ambient/Active Assisted Living, das melhores informações e competências sobre esta área.

Financiado em cerca de 1,3 milhões de euros pela Ambient Assisted Living (AAL), o projeto é coordenado pela SYNYO, agregando ainda a Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique, a Smart Homes, a Cybermoor, o Município de Alkmaar e a Yellow Window, para além do CINTESIS.ICBAS.

Texto: Sofia Alçada
Imagem: Unsplash | Ines-d’Anselme

Artigos recentes