Loading...

Começar a jogar golfe? E por que não?

Não é por acaso que o golfe é um dos desportos mais populares. Permite ao jogador passear-se por entre amplos relvados, de taco na mão, tentando acertar com a bola em buracos, vestido de forma relativamente aprumada e podendo, ao mesmo tempo, conversar com colegas e fazer novos amigos.

 

 

5 Passos para começar a jogar golfe

Aprender a envelhecer de forma ativa e positiva pode muito bem incluir uma estreia numa modalidade desportiva. Quer experimentar, mas não sabe bem por onde começar a jogar golfe? Conheça 5 simples passos para se iniciar.

  1. Perceba que tipo de desporto é o golfe

Faça pesquisas, leia, espreite alguns campos de golfe, fale com praticantes e tente inteirar-se sobre a forma como se joga neste desporto.

Resumidamente, trata-se de uma modalidade que é praticada em campos de golfe onde se usam vários tipos de tacos para arremessar uma bola para uma série de buracos numa vasta extensão de terreno. O objetivo é chegar ao fim usando o menor número possível de tacadas. Pelo meio terá de perceber que existem geralmente 9 ou 18 buracos, sendo que cada um inclui uma área de terreno inicial e final (na qual se encontra o buraco propriamente dito) e que entre as duas áreas estão alguns tipos padronizados de terreno e obstáculos. Parece-lhe interessante?

  1. Faça uma aula experimental

Se respondeu “sim” à pergunta que colocámos no final do primeiro passo, então está na hora de aprender a envelhecer de forma ativa e positiva e fazer uma aula experimental de golfe. Uma sessão de iniciação de 60/90 minutos é quanto basta para aprender as regras básicas. Existem pacotes de aulas individuais ou em grupo com valores atrativos e nem precisa de levar nada, pois numa fase inicial o material é fornecido pelo profissional de golfe. Mas vista uma roupa confortável e sapatos desportivos!

  1. Compre o material e equipamento

Experimentou e gostou? Ótimo! Está preparado para começar a jogar golfe, mas antes disso terá de adquirir tacos (por que não material usado em bom estado?). Não precisa de se entusiasmar e comprar um conjunto completo, alguns tacos servirão (madeiras, ferros e putters), desde que tenham a medida certa para o seu corpo.

  1. Aprenda as regras do jogo

Sabia que o golfe pode ser jogado individualmente ou em grupos de 2 a 4 jogadores? Que não existem adversários e que o objetivo é vencer completando os 18 buracos com o menor número de tacadas? Pois bem, terá de ficar a par destas e de outras regras. Perceber, por exemplo, que os jogadores caminham 4 horas (em média) ao ar livre por um campo que costuma ter, no mínimo, quatro quilómetros; que “green” significa buraco que está em jogo e “fairway”, corredor do campo de golfe entre o “tee” e o “green”. E, já agora, que “tee” é o local da primeira tacada.

  1. Inteire-se das regras de etiqueta

Se já está por dentro das principais regras do jogo, é tempo para se dedicar à compreensão da etiqueta. Mais do que acertar com bolas em buracos, o golfe consiste numa modalidade em que impera a honestidade, honra, respeito e bom senso: não entrar na linha de jogo de outros jogadores, não falar enquanto outras pessoas estiverem a realizar tacadas, etc. Se está empenhado em aprender a envelhecer de forma ativa e positiva, vai ficar agradado com a etiqueta do golfe!

Não é assim tão difícil acertar com uma bola num buraco. Se se sente preparado para começar a jogar golfe, procure pelo campo mais próximo para dar umas tacadas!

Texto: Sofia Santos
Imagem: Unsplash | Igor Ovsyannykov

Artigos recentes