Loading...

Como passar o inverno quente e saudável

Do outono ao inverno é um pulinho e num instante passa do casaquinho de malha ao blusão ou sobretudo impermeável. Por isso não há tempo a perder se quer manter-se quente e saudável na estação fria. Siga estas dicas!

Vista roupa e calçado quente 

Quer saber como passar o inverno quente e saudável? Em primeiro lugar, use roupa e calçado quente e com bom isolamento térmico quando sair de casa nos dias de frio, de modo a manter a temperatura corporal. Não se esqueça de proteger a cabeça, pescoço e mãos com gorros, cachecóis e luvas de lã ou em tecidos sintéticos que gerem calor.

Coma e beba de forma equilibrada

Se está a passar por um processo de envelhecimento ativo deve vigiar a sua alimentação, principalmente no inverno quando o organismo precisa de frutas, vegetais e fontes de proteína, ou seja, calorias para manter a temperatura e vitaminas para combater as infeções. Quando o tema é como passar o inverno quente e saudável, uma das sugestões vai para a ingestão de sopas que, além de ajudarem a aquecer, têm propriedades anti-inflamatórias. Outra dica importante é alimentar-se com frequência, de preferência de 3 em 3 horas porque no inverno o corpo precisa de mais energia para combater o frio e manter as defesas alerta. Além disso, deve beber muita água para se hidratar pelo que pode e deve apostar em chás quentes, por exemplo, de modo a manter também o calor corporal e a energia necessária para se divertir durante o seu envelhecimento ativo.

Clique aqui e saiba se bebe água suficiente!

Vacine-se contra a gripe 

A vacinação contra a gripe e pneumonia é recomendada para quem deseja passar um inverno de forma mais saudável num processo de envelhecimento ativo, pois ajuda o sistema imunitário a criar resistência a estas infeções, evitando que fique doente.

Além das vacinas, clique aqui e saiba que exames médicos deve fazer após os 50 anos.

Faça exercício físico

Apesar de possivelmente já fazer algum exercício físico para fomentar o seu envelhecimento ativo, no inverno a ginástica é particularmente importante. E isso porque ao realizar exercício físico, o seu organismo queima gorduras para enviar mais sangue, energia e oxigénio para os músculos, aumentando a temperatura corporal.

Se não gosta de frequentar ginásios, não há problema, faça caminhadas e, quando o tempo não o permitir, decida-se por alguns exercícios em casa nem que seja a subir e descer escadas!

Leia também o nosso artigo sobre os 10 melhores aplicativos para fazer ginástica.

Massaje as mãos e pés 

Mais dicas sobre como passar o inverno quente e saudável? Massajar as mãos e os pés para ajudar a circulação sanguínea a ativar-se mais eficazmente e aumentar assim a temperatura corporal!

 Tome duches quentes

Além das massagens, um duche quente é uma excelente forma de recuperar/manter o calor corporal no inverno, mas lembre-se de manter a casa-de-banho aquecida o suficiente para não sofrer um choque térmico!

Utilize lençóis térmicos 

Durante o inverno prefira os lençóis térmicos (polares ou de flanela) porque além de evitarem a sensação de desconforto que é entrar numa cama com lençóis frios, evitam as percas de calor durante a noite e isso fará com que descanse mais tranquilamente no inverno o que, por sua vez, o ajuda a começar o dia com a energia que o seu envelhecimento ativo requer.

Limpe a sua casa 

Como sabe, no inverno os vírus que causam a gripe e as constipações circulam com maior frequência. Por isso é necessário lavar mais vezes as mãos, mas também limpar com mais frequência a sua casa de modo a mantê-la sempre desinfetada, evitando contaminações.

E depois de algumas dicas sobre como passar o inverno quente e saudável, junte os amigos e aceite a nossa sugestão: um serão de jogos de tabuleiro! Conheça os benefícios, aqui!

Texto: Nuno Colaço – Happinez – Universidade de Évora – Publicado em Impulso+ | Publico em 08 de Novembro de 2018
Imagem: Unsplash

Artigos recentes