Loading...

Como viver a menopausa de uma forma feliz

A menopausa não é a vilã na história do sexo feminino após os 40, e por isso não tem de ser encarada de forma negativa. É certo que vai trazer algumas alterações físicas e contrariedades, mas o que vai acabar nessa altura é a menstruação e a capacidade de geral (mais) filhos… não a sua vida como mulher!

Sim, as mulheres recebem a menopausa com desconfiança e não com um sorriso no rosto, mas a verdade é que a menopausa não é uma doença e não deve ser encarada como tal. Trata-se de uma etapa natural da vida de uma mulher que produz alterações orgânicas e psicológicas, mas que não a vai impedir de continuar saudável e satisfeita. A gozar de um envelhecimento ativo e positivo. A viver a menopausa de uma forma feliz.

O que se entende por menopausa?

Menopausa é o período fisiológico após a última menstruação espontânea da mulher que surge, normalmente, entre os 45 e os 55 anos de idade. Acontece quando esta deixa de produzir estrogénios pelos ovários, deixando também de ovular e, consequentemente, de menstruar. O início da menopausa só costuma ser considerado após um ano do último fluxo menstrual, uma vez que durante esse intervalo a mulher ainda pode, ocasionalmente, menstruar.

Quais são os sintomas da menopausa? 

Numa primeira fase – perimenopausa – os sintomas começam com as alterações no período menstrual e variações do fluxo ou do tempo entre as menstruações. Também podem ocorrer afrontamentos (sensações repentinas de calor na cara, pescoço e peito), suores noturnos, insónias, mudanças no estado de ânimo, retenção de líquidos e aumento de peso. Mais tarde – menopausa – aparecem também outros sintomas como secura vaginal, incómodo ou dor durante o coito, problemas urinários e variações no comportamento sexual.

Dicas para viver a menopausa de uma forma feliz 

Não se deixe levar pela frustração quando atingir a menopausa. Amenize os sintomas, encete um envelhecimento ativo e positivo e seja feliz. Perceba como, já de seguida!

  • Faça exercício físico 

Nunca é demais recordar que a prática de exercício físico é salutar para corpo e mente em qualquer idade, mas na menopausa é particularmente importante para ajudá-la a manter o peso ideal ou, por outras palavras, para impedi-la de começar a engordar.

Já conhece os melhores aplicativos para fazer ginástica?

Clique aqui e comece hoje mesmo!

  • Tenha uma dieta equilibrada

Também nunca é demais recordar que uma boa alimentação é fundamental em qualquer idade, mas durante o início da menopausa é fundamental que consuma alimentos saudáveis. Além de manter a forma física, uma dieta à base de verduras e gorduras saudáveis também ajuda a manter a pele e o cabelo sempre bonitos, e isso vai aumentar a sua autoestima a ajudar a encetar um envelhecimento ativo e positivo.

  • Exercite o cérebro 

Como durante a menopausa algumas mulheres sofrem com a perda de memória, mais vale prevenir do que remediar. Faça regularmente exercícios para a memória, como palavras cruzadas e jogos de raciocínio lógico, tal como faz exercícios para manter o corpo são e ágil. Isso vai ajudá-la a viver a menopausa de uma forma feliz.

Interessada em conhecer 4 aplicações para treinar a memória? Clique aqui!

Em alternativa, leia o nosso artigo sobre passatempos para exercitar a memória.

  • Cuide de si 

Mesmo que pratique exercício físico e tenha uma alimentação equilibrada, não se pode descuidar com a sua saúde em geral: faça regularmente todos os exames recomendados pelo seu médico, incluindo controle de glicemia, colesterol, vitamina D e cálcio, bem como mamografias e exames pélvicos. Além disso, prepare-se para começar a beber mais água e para usar mais frequentemente cremes hidratantes porque durante a menopausa a pele costuma ficar ressequida. A par, como as mulheres costumam perder bastante cálcio nesta altura, convém manter a estrutura óssea forte e reduzir o risco de fraturas, fazendo exercícios de levantamento de pesos e apanhando um pouco de sol todos os dias para estimular a fabricação de vitamina D, responsável pela fixação de cálcio no organismo.

Mais informação sobre a vitamina do sol?

Leia também o nosso artigo sobre a importância da vitamina D.

E por fim, mantenha bons hábitos de sono e tente dormir o suficiente, pois a falta de sono pode contribuir para a confusão mental e diminuição da libido, dois problemas associados à menopausa.

Se necessário, clique aqui para conhecer algumas dicas para combater a insónia.

  • Elimine os maus hábitos

É hora de abandonar hábitos nocivos! Deixe de fumar, evite consumir álcool ou refrigerantes e diminua a ingestão de açúcar. Estas resoluções vão deixá-la mais saudável e oferecem benefícios indiretos relacionados com os efeitos indesejados da menopausa.

  • Mantenha a sua vida sexual

A menopausa é uma indicação de que está a envelhecer, sim, mas não é um sinal de que a sua vida sexual terminou. As alterações hormonais durante o período da menopausa não devem levá-la à abstinência sexual. Pelo contrário! Pode e deve manter-se sexualmente ativa porque além do prazer que proporciona, o sexo faz bem para a autoestima e para a mente e ajuda-a a viver um envelhecimento ativo e positivo. Nesse sentido, saiba também que a prática regular de sexo aumenta o desejo sexual e a lubrificação, pelo que a questão de abrandar ou reduzir a frequência com que tem relações sexuais nem se põe! Para mais, com o fim da menstruação acabaram as preocupações com a gravidez!

Preparada para viver a menopausa de uma forma feliz?

Trabalhe para a sua saúde, beleza e bem-estar. Não deixe de ler também o nosso artigo sobre os alimentos que todas as mulheres devem comer.

Texto: Sofia Santos

Imagem: Unsplash

Artigos recentes