Loading...

Na hora de comprar uma casa, o que deve ter em atenção

 

Varanda, vidros duplos ou zona onde está a casa. Veja quais as características que deve ter em conta antes de comprar ou trocar de casa.


 

Comprar, arrendar ou remodelar a casa são projetos que sem dúvida exigem algum tempo e paciência. Pois nem sempre o que pensa que está a comprar é efetivamente o que é está na realidade. É cada vez mais difícil arranjar casa principalmente se estivermos a falar das grandes cidades de Lisboa e Porto. E apesar disso, para que possa fazer uma boa compras e não se arrepender mais tarde, há aspetos essenciais a ter em conta na hora da escolha:

 

  1. Aquecimento Central: É um dos aspetos importantes principalmente no Inverno. É uma forma prática de ter a casa toda aquecida sem ter de recorrer a aquecedores ou a lareira. Mas cuidado pois há sempre o valor a pagar pelo consumo. Perceba qual o valor expectável a pagar antes de decidir. E tenha isso em conta no orçamento mensal, principalmente nos meses de inverno.

 

  1. Vidros duplos Permitem um melhor isolamento térmico e acústico e são indispensáveis para muitos, na hora de escolher. O que pode ter uma grande influencia no conforto em casa quer no verão quer no inverno e em ultima analise ajudará a poupar pois se a casa tiver um bom isolamento, gastará sem duvida menos energia no inverno com a questão dos aquecimentos.

 

  1. Portas e janelas seguras Por razões de segurança, é um dos aspetos que deve ter em conta na hora de comprar ou remodelar a casa. Há sempre portas mais seguras apesar de não haver 100% garantia…

 

  1. Varanda e ou terraço: Eis um dos aspetos que é sempre simpático ter e que sem dúvida, valoriza uma casa. Para apanhar ar, estender a roupa, ou ter mais espaço para o animal de estimação. Ou quem sabe, se o espaço for bom, poder ter uma zona para refeições no exterior e talvez mesmo, um pequeno jardim.

 

  1. Boa ligação à Internet Na hora de mudar de casa, um dos aspectos cada vez mais valorizado tem a ver com uma boa cobertura de sinal e uma Internet sem interferências.

 

  1. Várias tomadas elétricas: Hoje em dia, nunca são demais. É um aspecto de ordem pratica e funcional que fará depois alguma diferença no nosso dia-a-dia.

 

  1. Comércio e serviços perto: O que envolve todo o tipo de serviços como os Supermercados, farmácias, frutaria, talho, peixaria, lavandaria e todo o tipo de serviços que normalmente precisamos. Se o bairro tiver todo este tipo de serviços de apoio, a nossa vida estará claramente facilitada.

 

  1. Estacionamento/ Garagem: Eis mais um desafio, se estivermos nas grandes cidades como Lisboa e Porto. Ninguém gosta de chegar a casa ao fim do dia e andar às voltas para encontrar estacionamento. Se tiver estacionamento ou se for fácil parar na zona eis algo a ter em conta na hora de decisão. Se tiver garagem, melhor ainda pois poderá resolver o problema do carro e ainda quem sabe servir de arrecadação.

 

  1. Energia eficiente: É importante o certificado energético da habitação de forma a perceber quais serão os custos e a qualidade da energia na casa.

 

  1. Casas de banho: Dependendo da dimensão da família. Sugeria no mínimo duas, para famílias a partir dos 3 elementos. Uma mais funcional e outra de banho.

 

  1. Banheira vs cabine de duche: Apesar das cabines de duche estarem cada vez mais na moda há quem prefira as banheiras para bons momentos de descontração. Mas cuidado que, com o tempo e os anos a passar, se calhar é bom que haja pelo menos uma casa de banho com cabine de duche.

 

  1. Paredes isoladas: Sem duvida muito importante, pois não queremos ouvir a conversa do vizinho do lado, bem como ser incomodados ou incomodar terceiros. Tenha em atenção como é o isolamento das paredes antes de fechar negócio.

 

  1. Boa vizinhança: Ninguém quer vizinhos maldispostos ou barulhentos. O ambiente do bairro e dos vizinhos é um fator importante. Tente informar-se com outras pessoas no prédio ou se o prédio ainda tiver porteiro, poderá ser uma boa forma de se informar.

 

  1. Sala espaçosa Tem de caber o sofá e ter algum espaço para nos sentirmos confortáveis. Afinal é onde recebemos os amigos e o espaço é importante.

 

  1. Orientação da casa: Em Portugal todos sabemos que o Sol nasce a Este e se põe a Oeste, sendo que em termos gerais, os ganhos solares são maiores na orientação a Sul, em oposição ao Norte.

 

 

 

 

 

Texto: Adaptado de Dinheiro Vivo

Imagem: Unsplash |Alexander-Rumpel

Artigos recentes