Loading...

Como evitar uma conta elevada de energia no inverno

 

 

A chegada do inverno pode ser sinónimo, em muitos lares, de um acréscimo do valor da luz e gás porque há mais banhos quentes, mais aquecedores ligados e mais lâmpadas acesas, entre outros gastos inevitáveis, mesmo que o frio não seja assim tão penoso! Se gostava de evitar uma conta elevada de energia no inverno, aceite as nossas dicas.

  • Aquecimento

Para enfrentar o frio, é natural que deseje ligar o aquecimento em sua casa, mas se quer evitar uma conta elevada de energia no inverno deve verificar se todas as portas e janelas estão fechadas para impedir as trocas térmicas constantes entre o ambiente frio e o aquecido: o ar frio não entra e não sai o calor! Lembre-se também de desligar o aquecimento assim que o ambiente estiver aquecido, sempre que abandonar essa divisão e, se possível, assim que for para a cama, pois os cobertores serão o suficiente para se manter aquecido durante a noite, não é verdade?

 

Se além de poupar quer encetar um envelhecimento positivo ganhando algum dinheiro extra na reforma, clique aqui!

  • Banho 

Vamos propor-lhe um desafio para evitar uma conta elevada de energia no inverno: diminuir o tempo do banho a cerca de 10 minutos por pessoa aí em casa! E, entretanto, verifique a caldeira ou o esquentador porque não precisa de ter estes equipamentos na potencia máxima. Além de poupar energia, poupa água e poupa a sua pele, pois a água muito quente impede a hidratação natural e isso não lhe convém, logo agora que está a preparar um envelhecimento positivo!

  • Máquina de lavar 

Tente fazer apenas uma máquina de lavar por semana, acumulando a roupa e lavando somente quando necessário de forma a usar a capacidade máxima da máquina. E se quer mesmo evitar uma conta elevada de energia no inverno, opte por programas mais rápidos e económicos. Quanto à secagem, mesmo que a sua máquina também seque, é bem melhor aproveitar os dias de sol para secar a roupa ao natural ou, pelo menos, colocá-la húmida e não completamente molhada na máquina de secar.

  • Ferro de passar

De igual forma, a dica aqui é usar o ferro de passar apenas uma vez por semana e passar a roupa toda de seguida. Uma excelente forma de evitar uma conta elevada de energia no inverno e ao mesmo tempo de potenciar um envelhecimento positivo que – seguramente – não inclui muitas horas a passar a ferro.

Clique aqui se também gostava de saber como poupar no supermercado!

  • Lâmpadas 

Como no inverno escurece mais cedo, é natural que acenda as luzes a meio da tarde, mas há uma forma de economizar: optar por lâmpadas mais económicas! E os modelos de LED, apesar de mais caros, são os mais indicados porque a longo prazo apresentam uma ótima relação custo/benefício.

  • E por fim… aproveite ao máximo a luz natural!

Apesar de ser inverno o que não faltam são dias de sol para aquecer a casa durante o dia, e se isolar as janelas e portas de forma a impedir que o calor saia durante a noite, acabará por ter sempre a casa numa excelente temperatura ambiente. E já agora, aproveite também os dias de sol para sair de casa e dar pernas ao seu envelhecimento positivo. O frio, esse há de passar!

Agora que sabe como evitar uma conta elevada de energia no inverno, prepare-se para um envelhecimento positivo e leia também o nosso artigo sobre pensões e hábitos de poupança em Portugal.

Texto: Sofia Santos

Imagem: Unsplash

Artigos recentes