Conheça amanhã a 1ª Cooperativa Portuguesa de Energias Renováveis

Amanhã, a recém-criada Coopérnico, primeira cooperativa portuguesa de energias renováveis, organiza as Jornadas de Portas Abertas, em Lisboa, a partir das 14.30.

Pretende-se que esta seja uma tarde de descoberta desta cooperativa que “pretende juntar cidadãos e organizações que partilhem o objetivo de promoção de um desenvolvimento sustentável e um setor energético mais limpo, com eletricidade verde e abundante”, como explicou o seu diretor aquando da sua criação no início do mês.

O evento contará com oradores convidados, para além de se pretender dar a conhecer o movimento das cooperativas de renováveis a nível Europeu mas também discutir o papel  da cidadania num futuro sustentável.

Os dois primeiros projetos da Coopérnico envolvem o aluguer dos telhados de instituições de cariz solidário para a instalação de painéis fotovoltaicos, sendo o aluguer pago com parte das receitas geradas com a venda da energia produzida à rede. As instituições recebem ainda uma auditoria energética gratuita e tornam-se proprietárias dos painéis ao fim de 15 anos. “Acreditamos que este modelo tem um grande potencial, porque alia cidadania aos benefícios ambientais, sociais e económicos”, afirma Nuno Brito Jorge, presidente da direção da Copérnico.

Inscreva-se e conheça o programa das Jornadas, aqui. O evento é gratuito.