IPLeiria lança “Tecnologias de Apoio, Tecnologia para Todos"

O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) apresentam, no próximo dia 11 de março, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS/IPLeiria), o projeto “Tecnologias de Apoio, Tecnologia para Todos”, que pretende dar a conhecer às escolas, associações, instituições e público em geral, as tecnologias de apoio para pessoas com necessidades especiais.

As tecnologias de apoio consistem em instrumentos tecnológicos colocados ao serviço das pessoas com necessidades especiais, com o objetivo de melhorar as suas capacidades funcionais, contribuindo consequentemente para o aumento da sua qualidade de vida.

O projeto “Tecnologias de Apoio, Tecnologia para Todos” inclui uma brochura homónima, que pretende divulgar os diferentes produtos de apoio ao nível da comunicação, acesso ao computador, mobilidade e vida diária, desmistificando o seu uso junto da sociedade. «Com este projeto pretende-se promover a utilização das tecnologias de apoio de uma forma natural, numa sociedade que se diz moderna e avançada», explica Célia Sousa, responsável do Centro de Recursos para a Inclusão Digital do IPLeiria (CRID).

Resultando de uma parceria entre o CRID, do IPLeiria, e os Centros de Recursos TIC da zona Centro (das cidades de Pombal, Coimbra, Aveiro, Viseu, Castelo Branco e Guarda), a brochura “Tecnologias de Apoio, Tecnologia para Todos” decorre de um protocolo entre o IPLeiria e a DGEstE. A partir da próxima semana estará disponível para todos os atores da sociedade que acompanham cidadãos com necessidades especiais, assim como para as famílias, pretendendo ser um “guia” e um incentivo à integração destas pessoas no “mundo tecnológico”, e promovendo a sua independência.