Loading...

Tendências de decoração para salas pequenas

Sim, é possível ter uma sala bonita, confortável e espaçosa em poucos metros quadrados! Ora veja aqui as nossas sugestões

Apesar de não ser grande, a sua divisão preferida é a sala? Adora esticar-se no sofá a ver televisão, sentar-se numa poltrona a ler ou recostar-se num puf a ouvir música? Pois bem, este artigo sobre tendências de decoração para salas pequenas é para si! Siga-nos e veja como é fácil redecorar e deixar a sua sala confortável e bonita!

  • Sofá

Uma das tendências de decoração para salas pequenas é optar por um sofá confortável, moderno com linhas direitas e, tendo em conta que a sala não é espaçosa, pouco volumoso. O que não significa necessariamente um sofá pequeno, pois pode ter, por exemplo, uma chaise longue, sendo que nesse caso o deve encostar a uma canto para não perder espaço e mexer-se melhor ao envelhecer de forma ativa.

Além de uma ida às compras para procurar por um novo sofá, há outras dicas para aproveitar os dias de outono. Clique aqui e conheça-as!

  • Cor

As cores frias são uma das tendências de decoração para salas pequenas este ano. Se vai pintar a sala, sugerimos um verde seco ou cinzento, a não ser que a sala seja mesmo muito pequena e aí o ideal é ficar-se pelo branco. A luz também vai iluminar a sua vida e ajudar a envelhecer de forma ativa.

  • Mobiliário

Na hora de colocar mobílias e estantes numa sala pequena corre-se o risco de tornar o espaço ainda mais pequeno, mas existem alguns truques e dicas! Em primeiro lugar, escolha móveis leves com linhas direitas, em madeira e branco, para enfatizar a sensação de luminosidade e conforto. Opte por tamanhos pequenos, mas altos e com pernas, pois a verticalidade e as pernas das mesas de apoio, dos armários e aparadores, etc, vão dar um ar mais esguio ao conjunto.

Com a sala redecorada, que tal sentar-se no sofá com um bom livro? Ou precisa de 10 bons motivos para ler?

  • Organização

Agora que já tem as peças novas, há que organizá-las na sala. Comece por encostar o sofá à parede, principalmente se optou por uma chaise longue. Se preferiu um sofá pequeno, complemente-o com pufs (pequenos e de arrumação fácil de forma a poderem ser utilizados quando são precisos mais assentos) ou com uma poltrona (que pode ser mudada em função das necessidades) de modo a ganhar flexibilidade no seu espaço.

  • Decoração e acessórios

As tendências de decoração para salas pequenas passam por tons neutros e tons terra, como o verde seco, o castanho e o bege, mas o certo é que objetos como almofadas, jarras e candeeiros nunca passam de moda. Contudo, numa sala de pequenas dimensões, reduza os acessórios ao mínimo e escolha objetos pequenos, transparentes ou brilhantes, para refletirem ou deixarem passar a luz. Evite elementos meramente decorativos, como bibelots, só vão estorvar e dar mais trabalho aquando a hora de fazer a limpeza. E por fim… Espelhos. Eis a última, mas mais importante sugestão para decoração de uma sala pequena! Os espelhos ampliam o espaço e ajudam a refletir a iluminação, deixando o ambiente mais claro.

Se quer relaxar com energia positiva, talvez lhe interesse também o nosso artigo com dicas de Feng Shui para salas!

E agora, a par das tendências de decoração para salas pequenas, é hora de começar a envelhecer de forma ativa redecorando o espaço, de forma a sentir-se mais confortável e feliz na sua própria casa.

Texto: Sofia Santos

Imagem: Unsplash

Artigos recentes