Loading...

Dicas para decorar a sua árvore de Natal

A decoração da árvore de Natal é um assunto sério. Convém que seja montada e adornada com critério, bom senso e bom gosto para, em lugar de assustar, encantar. Precisa de ajuda para decorar a sua árvore de Natal e impressionar os seus convidados? Se seguir as nossas dicas, não há como errar! 

A árvore de Natal é uma das tradições populares mais acarinhada pelos portugueses. Miúdos e graúdos contam os dias para trazer um pinheiro (seja natural ou artificial) para dentro de casa e enfeitá-lo com adornos diversos: de bolas coloridas a chocolates! Este ano, aceite estas dicas para decorar a sua árvore de Natal a preceito.

Já agora, não deixe de ler o nosso artigo sobre como encarar o envelhecimento de forma positiva.

  • Árvore 

Em primeiro lugar, como não podia deixar de ser, deve procurar uma árvore natural ou artificial. Se já tem uma, é possível que esteja guardada na arrecadação, por isso vá buscá-la e comece por abrir cada ramo da árvore.

  • Luzes 

Depois deve colocar as luzes, de baixo para cima, em ziguezague e enrolando sempre nas pontas dos ramos, dessa forma as luzinhas realçam os enfeites. Se decidir usar luzes brancas e coloridos em conjunto, coloque as luzes brancas no interior da árvore e as coloridas nas pontas exteriores dos ramos.

Para evitar buracos sem luzes, observe a sua árvore de longe e, se for necessário, reorganize a distribuição das luzes antes de avançar com a decoração.

  • Enfeites 

No que toca a enfeites natalícios, deve pensar com antecedência qual a cor e o tema que quer usar. Colocar os objetos de forma aleatória não é opção! Decorar uma árvore de Natal também exige algum planeamento: uma árvore monocromática? Temática, infantil, tradicional?

Após escolher o tema, se quer seguir estas dicas para decorar a sua árvore de Natal, é importante definir quais serão os enfeites principais e os secundários e separá-los por tamanhos e cores. É possível usar fitas e bolas, mas também pais Natal, bonecos de neve, presentinhos, anjos, flores, etc.

Após escolher o tema, pense também no esquema de cores que vai usar. Mais uma vez, se quer obter um bom resultado, aqui o “ao calhas” não vale! Se está indeciso ou tem medo de arriscar no que toca a cores, invista nestas combinações: vermelho e dourado; vermelho e verde; branco; azul ou prateado e roxo.

Entretenha-se a envelhecer de forma positiva escolhendo com critério os itens que quer usar, antes de prosseguir com a decoração.

  • Decoração 

Depois de escolhido o tema da decoração e organizados os objetos que vai usar, coloque os enfeites maiores primeiro e vá preenchendo os espaços vazios com os enfeites menores (se a sua árvore de Natal ficar num canto, concentre a iluminação e os objetos principais na parte que fica visível). Lembre-se de inserir os enfeites em grupos e manter a sequência, por exemplo: fita, bola, boneco, fita, bola, boneco… Por fim um truque, que também faz parte destas dicas para decorar a sua árvore de Natal: posicionar os enfeites formando um triângulo imaginária para espalhar tudo de forma equilibrada!

Se se afastar da árvore para verificar o efeito e as luzes e objetos não estiverem bem distribuídos, dê os retoques necessários.

E por fim… coloque uma estrelinha no topo! E já está!

Aproveite estas dicas para decorar a sua árvore de Natal. Renove os seus enfeites, crie combinações novas, seja criativo! É capaz de demorar algum tempo, mas vai valer a pena!

Texto:
Imagem:

Artigos recentes