Loading...

6 Dicas para evitar os excessos das festas

É normal que numa festa acabe por comer além da conta e no Natal esse risco ainda é maior porque as entradas, pratos principais e doces não deixam ninguém indiferente. Contudo, se quer manter um envelhecimento saudável e positivo, deve esforçar-se por resistir a algumas tentações natalícias. Saiba como de seguida!

 

  • Nada de pensar que pode abusar da comida e da bebida em dezembro e resolver o assunto em janeiro. Até lá os excessos das festas já fizeram estragos e pode ser complicado voltar à sua antiga figura física… pelo menos se não adotar estas dicas para evitar os excessos das festas:

    Leia também o nosso artigo sobre bons padrões alimentares.

    1. Não se exceda todos os dias!

    Em primeiro lugar, se quer encetar um envelhecimento saudável e positivo tem de selecionar os dias em que vai exceder-se e respeitar todos os outros. Se escolheu a noite da consoada, dia de Natal, réveillon e dia de ano novo, faça um esforço consciente para não comer a mais da conta nos outros dias, sim? E nos dias a seguir às grandes e típicas refeições de Natal, esqueça os restos e tente comer algo mais leve: sopa, verduras, saladas, carnes brancas… alimentos que compensem as gorduras!

    1. Controle-se com as entradas, doces e álcool

    Quem não gosta de ir petiscando umas entradas antes de chegar o prato principal? Porém, as entradas e aperitivos (enchidos, patés, queijos…) devem ser ingeridas com bom-senso, não só porque contém imensas calorias, mas também porque lhe vão retirar o apetite para o prato principal.

    Outra das dicas para evitar os excessos das festas é não exagerar nos doces. Escolha um ou dois dos seus preferidos e se for possível abdique deles a seguir ao jantar: é sempre preferível comê-los de manhã ou à tarde, porque durante o resto do dia vai eliminando essas calorias.

    Por fim, é muito importante ter atenção ao álcool. Ninguém lhe vai pedir para recusar um copo de vinho durante as refeições de Natal com a família, mas nada de abusos. Se necessário, vá alternado as bebidas alcoólicas com água e não se esqueça que a combinação álcool + açúcar resulta numa bomba calórica, por isso o ideal é dar preferência a bebidas brancas e refrescos com baixo teor de açúcar.

    Já agora, gostava de saber quais são os alimentos que todas as mulheres devem comer? Clique aqui!

    1. Tenha atenção ao jantar

    A ingestão de hidratos de carbono é especialmente desaconselhável na hora do jantar, porque esta energia que entra no seu organismo e se transforma em gordura não vai ter tempo para ser gastada antes de ir dormir. Tirando os dias mais emblemáticos, se puder escolher entre carne e peixe para o jantar, opte pelo peixe que é mais leve e menos calórico.

    1. Não chegue às refeições cheio de fome

    Experimente comer uma peça de fruta ou um iogurte um pouco antes das refeições principais para aliviar a sensação de fome e evitar comer em excesso ao almoço ou jantar. Além de manter a forma, ajuda o seu organismo neste processo de envelhecimento saudável e positivo.

    Clique aqui para saber qual o impacto da alimentação no seu futuro.

    1. Hidrate-se

    Muitas vezes sente fome, mas a realidade é que o seu corpo está com sede. Por isso, quando pensar em comer qualquer coisa porque já tem um “ratinho”, beba um copo de água e vai ver que à partida ficará saciado.

    Será que bebe água suficiente? Clique aqui e fique a saber!

    1. Faça exercício

    Mais dicas para evitar os excessos das festas? Se está a viver um envelhecimento saudável e positivo é natural que o exercício físico faça parte da sua rotina. E importante é manter essa rotina e não se esquecer de queimar calorias durante as festas de Natal, nem que seja através de pequenas caminhadas.

    Ainda não conhece os 10 melhores aplicativos para fazer ginástica?

    Para um envelhecimento saudável e positivo, lembre-se destas 6 dicas para evitar os excessos das festas e não ter de se preocupar em janeiro com dietas e afins. Bom Natal!

Texto: Sofia Santos

Imagem: Unsplash

Artigos recentes