Loading...

Dicas para preparar uma festa de aniversário de casamento

Não interessa se casaram há muito ou pouco tempo, o que importa é que estejam com vontade de comemorar o facto de estarem juntos. Sejam as Bodas de Papel, Bodas de Porcelana, Bodas de Prata ou Bodas de Ouro, merecem uma festa gloriosa que pode ser aí mesmo, em vossa casa. Preparados para a organizar? 

Cada aniversário de casamento merece ser lembrado com carinho, alegria e amor, mas se este ano estão com vontade de convidar familiares e amigos para uma comemoração mais alargada, não deixem de ler as nossas dicas sobre como preparar uma festa de aniversário de casamento bem-sucedida. Encetem o vosso processo de envelhecimento ativo e positivo a festejar o amor!

Tema 

Depois de marcarem a data da festa e convidarem familiares e amigos para comemorarem este aniversário de casamento com vocês, é hora de pensarem no tema. Claro que vão festejar o amor, mas podem fazê-lo de forma criativa, não é verdade? Assim, pensem em temas relacionados com a vossa vida em comum que possam funcionar como ideias engraçadas para a festa. Por exemplo… se a lua de mel foi em Paris, o tema pode ser esse. Se casaram em 1970, o tema pode ser os anos 70 e toda a gente ir vestida à época. Se se conheceram no Jardim Zoológico, o tema pode ser o reino animal. Ou o tema pode estar relacionado com o vosso filme preferido, entre tantas outras ideias!

Reparem que o tema não precisa de ser extravagante, só precisa de pontuar a festa com algo original que os divirta. Afinal, num envelhecimento ativo e positivo há muito a comemorar!

Organizar uma festa pode ser uma forma de ocupar o tempo na reforma, mas há outras!

Decoração

Preparar uma festa de aniversário de casamento não implica dias a fio a pensar na decoração, pois uma imagem simples como uma mesa principal para o bolo, com uma bela toalha e arranjos com flores já é o suficiente. No entanto, tenham em atenção a iluminação. Umas velas ficarão sempre bem numa festa romântica, mas se se resolverem por uma festa temática, iluminem a casa de acordo com o tema. Imaginem que o tema é Disco Dance – em memória dos vossos tempos de namoro – então uma bola de luzes de discoteca no meio da sala vinha mesmo a calhar, não é verdade?

Outra sugestão é decorar com fotos vossas, tiradas ao longo de uma vida em comum. Coloquem-nas num painel (quadro, estrutura em madeira ou um simples fio de nylon) ou se preferirem algo mais festivo, comprem balões de gás hélio, prendam-lhes uma fita de cetim na ponta e pendurem uma foto especial em cada. Vai ficar muito engraçado! 

Antes de começarem a decorar a casa para a festa de aniversário de casamento, convém tratarem da limpeza. Leiam o nosso artigo com truques e dicas para limpar vidros!

 Ementa 

As opções de ementa são muitas e vão depender do espaço disponível e número de convidados, claro. Preparar uma festa de aniversário de casamento implica atreverem-se a servir um jantar completo, tratando-se de um grupo pequeno que consigam sentar confortavelmente à mesa (entrada, prato principal, acompanhamentos e sobremesas) ou decidirem-se por um buffet ou churrasco se contarem receber muitos familiares e amigos.

Claro que se o tema é Festa Italiana podem e devem servir uns pratos de massa e até pizzas e se o tema for a Festa Espanhola, apostar em tapas… e por aí fora.

Em relação às bebidas (com e sem álcool), o tema também pode por si só dar as sugestões, mas o resto é com vocês: água, chás, sumos, vinhos e, claro, champanhe para um brinde!

E por falar em vinho… Conhecem os 10 melhores vinhos portugueses? Mais informações, aqui!

Bolo 

O bolo é o elemento-chave da vossa festa. Todos estarão ansiosos por admirá-lo e prová-lo. Se preferirem encomendá-lo numa pastelaria, força, mas se quiserem fazer um bolo caseiro, não se esqueçam, no final, da decoração. Como o bolo vai ocupar o centro da mesa deve estar decorado de forma interessante e atrativa, por exemplo com arranjos de flores. Se têm tempo disponível e querem viver um envelhecimento ativo e positivo, façam as decorações em casa. Há muitas sugestões de enfeites para bolos na Internet, simples e rápidas de executar.

Entretenimento 

Se costumam ter sucesso na organização de jogos, danças e brincadeiras em festas com amigos, preparar uma festa de aniversário de casamento vai ser canja, basta ter uma seleção de boas músicas à mão. Mas se não sabem como obrigar as pessoas a levantarem-se das cadeiras, podem deixar o entretenimento a cargo de uma banda ou de um DJ, por exemplo. Ou contatar um comediante. Ou um mágico. Ou um professor de sapateado…

E antes, durante e principalmente depois de preparar uma festa de aniversário de casamento, relaxem e divirtam-se. Mesmo que nem tudo saia como tinham planeado, ninguém lhes tira o ânimo para um envelhecimento ativo e positivo e, só por isso, temos a certeza de que a festa será um sucesso. E que contem muitos!

E agora que os convidados já saíram… não querem aproveitar para ler as nossas dicas de Feng Shui para a sala e relaxar com energia positiva?

Texto:Marco Frazão – Cidadania Digital – Publicado em impusl+| Publico – Suplemento 04 de Outubro 2018

Imagem: Unsplash

Artigos recentes