Loading...

Bem-vindo às estradas inteligentes do futuro

A China está a construir uma estrada inteligente, que poderá ser a estrada do futuro. E o que é um estrada inteligente? É uma estrada que comunica com os veículos e recarrega baterias por wireless. A grande vantagem desta estrada é permitir a criação da infraestrutura necessária para “receber” os veículos autoguiados e elétricos, segundo artigo publicado na Supertoast o blogue da Fabernovel.

A Empresa responsável pela construção e gestão da estrada inteligente é a Qilu Transportation, Assim esta auto-estrada chinesa irá fornecer dados, em tempo real, e energia aos veículos, em movimento.

Quais as características da estrada inteligente?

A estrada integra painéis solares, que recarregam as baterias dos veículos por wireless e que têm a capacidade de gerar energia para alimentar todo o sistema de sinalização que controla o tráfego, câmaras de vigilância, iluminação e portagens. Além disso, poderá ser muito útil, vindo a gerar o calor necessário para evitar a presença de neve ou gelo na estrada.

O pavimento é composto também por um vasto conjunto de sensores que fornecem e recebem indicações sobre condições meteorológicas, carga do veículo e fluidez do trânsito. Estes dados podem ser bastante relevantes para ajudar os veículos autoguiados a tomar decisões e tornar as rotas mais eficientes.

Infraestrutura para o futuro da mobilidade

Assim, está a ser criada a infraestrutura necessária para o futuro da mobilidade: os veículos autoguiados vão exigir mudanças deste tipo na infraestrutura existente, uma vez que vão comunicar entre si e com a infraestrutura das cidades.

Mercado chinês de automóveis eletricos

A China é o maior mercado de automóveis elétricos no mundo (estima-se que o número de automóveis elétricos atinja os 150 milhões em 2030 em todo o mundo) e ambiciona que 10% da sua frota de automóveis seja composta por automóveis autoguiados, em 2030.

Texto: Adaptado Supertoast, Fabernovel

Imagem: Unsplash

Artigos recentes