Loading...

Exercícios para fazer em casa quando está mau tempo

Lá porque está a chover a potes ou faz um frio de rachar, não quer dizer que não se possa exercitar… no conforto do lar! São muitos os exercícios para fazer em casa, principalmente alongamentos, que pode empreender todos os dias, em qualquer divisão, a qualquer hora e sem necessidade de recorrer a acessórios de ginástica.

Os benefícios do exercício físico são muitos e a encabeçar a lista está a manutenção, aumento ou melhoria da força muscular, densidade óssea, equilíbrio, coordenação e mobilidade. Além de zelar pela sua saúde em geral, uma sessão de ginástica por dia reduz o risco de queda, ajuda a manter a independência na realização das atividades de vida diária e por isso é imprescindível a quem quer viver um envelhecimento ativo e positivo. Porém, antes de passar à nossa pequena lista de exercícios para fazer em casa, consulte o seu médico para uma avaliação geral.

Deitar e dobrar… 

Deite-se num colchão de ginástica com a barriga para cima, dobre uma das pernas e segure em cima do joelho, mas com cuidado para não forçar a articulação. Mantenha essa posição durante cerca de 30 segundos e depois repita o exercício com a outra perna. De seguida, vá buscar o cabo de uma vassoura e volte a deitar-se de barriga para cima. Segure o cabo com as mãos afastadas, desça até a linha do peito e estenda o cotovelo novamente. Realize umas três séries de 12 repetições, com intervalos de alguns segundos. E não desista! Pelo seu envelhecimento ativo e positivo!

Sentar e esticar… 

Aproveite o facto de já estar no chão, sente-se com as pernas juntas à frente do corpo e depois estique os braços e tente encostar as mãos nos pés, permanecendo parado nessa posição durante cerca de 30 segundos. Este é outro dos exercícios para fazer em casa que vai beneficiar a sua massa muscular.

Sentar e levantar… 

Para fazer este exercício muito simples, basta sentar-se numa cadeira. Sim, leu bem, sentar-se numa cadeira… mas depois levantar-se e repetir o exercício algumas vezes. Para tornar a sessão mais eficaz, deve sentar-se e levantar-se com um peso em cada mão, pode usar um pacote de arroz ou uma lata de feijão.

E se o sol espreitar, exercite-se fora de casa.

Numa bicicleta elétrica pedalar nunca foi tão fácil!

Esticar e apanhar… 

Outro exercício em que nem sequer necessita de acessórios é este: coloque uma das pernas para trás e com a outra perna que está à frente, ajoelhe-se para chegar mais perto do chão, como se fosse apanhar alguma coisa. E repita. Aproveite ainda para fazer o mesmo, mas como se fosse pegar em algo que esteja no alto, ou seja, coloque-se na ponta dos pés e erga-se tentando ir o mais acima possível. Coloque os pés no chão e depois suba, novamente. E repita.

Inclinar para um lado e para o outro… 

Mais exercícios para fazer em casa? Pois aproveite que está de pé e incline o corpo para o lado direito com os braços para cima, fletidos, e depois para o lado esquerdo.

É tão fácil promover um envelhecimento ativo e positivo, não é verdade?

O envelhecimento ativo e positivo exige aprendizagem. Mais informações, aqui!

Subir e descer… 

Se tem um step ou umas escadas em casa, suba e desça várias vezes (sem pressas) para terminar este conjunto de exercícios.

Estes exercícios para fazer em casa, alongamentos que podem ser feitos todos os dias a qualquer hora, são importantes para o seu envelhecimento ativo e positivo, mas respeite sempre os limites do seu corpo para evitar lesões nos músculos ou articulações!

Não deixe de conhecer também os 10 melhores aplicativos para fazer ginástica!

 

Texto: Sofia Santos
Imagem: Unsplash

Artigos recentes