Loading...

A experiencia de quem tem mais de 45 anos

Está a pensar contratar alguém para a sua empresa? Captar talento de pessoas com mais de 45 anos traz vantagens e benefícios para a empresa, segundo afirma a empresa de recrutamento Adecco.

As empresas tendem a contratar pessoas jovens, mas há que considerar que o talento de pessoas com mais de 45 anos pode trazer alguns benefícios adicionais.

Muitas organizações preferem contratar colaboradores jovens com conhecimentos atualizados e que entram no mundo laboral cheios de entusiasmo e cheios de força para trabalhar. No entanto, há outras empresas que conhecem as vantagens de contratar profissionais com um pouco mais de experiência.

A partir dos 45 anos podemos contar com a maturidade, a experiência, a destreza proveniente dos anos de experiência e com um perfil mais constante. De uma forma geral, com um maior sentido de responsabilidade, um maior controlo emocional e um elevado grau de fidelidade à empresa e aos colegas de trabalho.

O mercado laboral valoriza o talento das pessoas com mais de 45 anos, mas são os setores mais especializados que mais procuram este tipo de colaborador.

Philip Lenowitz, diretor de Recursos Humanos na National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos, assegura que um candidato com mais idade traz anos de experiência que não podem ser substituídos, embora as suas competências tecnológicas não sejam iguais às de um nativo digital. ‘Para manter a competitividade de uma equipa de trabalho, as empresas devem focar-se em atrair e reter o talento dos seus trabalhadores’, assinala.

A partir desta idade, as pessoas possuem características diferenciadoras que os tornam valiosos e importantes para o mercado laboral, entre elas:

  • Competências comunicacionais bastante desenvolvidas e um maior à vontade para comunicar e negociar com clientes ou fornecedores. Graças a estas competências, tornam-se bons líderes;
  • A produtividade aumenta porque há menor rotatividade e maior valorização do posto de trabalho. Os trabalhadores com mais de 45 anos são mais realistas no que toca a expectativas do futuro, pelo que o seu nível de compromisso é mais elevado;
  • São pessoas mais estáveis e concentradas que sempre trabalharam e não estão à procura da ‘próxima oportunidade’, característica dos trabalhadores mais jovens;
  • Um colaborador desta faixa etária adquiriu experiência suficiente para contar com a maturidade necessária para enfrentar situações de stress ou frustração;

A idade nada diz sobre um candidato, pois deve-se dar-lhe a oportunidade de conhecê-lo, analisar se cumpre os requisitos e só depois tomar a decisão.

Texto: Adaptação da noticia no site ADECCO
Imagem: Unsplash

Artigos recentes