Loading...

6 Sugestões de presentes de Natal que pode fazer você mesmo!

Gostava de economizar algum dinheiro este Natal ou pelo menos de se poupar ao stress que é andar à procura de presentes para amigos e familiares? Pois bem, se já tem alguma boa vontade, criatividade e carinho para dar, saiba que há objetos que pode fazer na comodidade do seu lar, sem gastar muito dinheiro. Presentes especiais que serão muito bem recebidos!

Dê um sabonete a um cachecol, as coisas feitas à mão têm sempre outro valor. Por isso, este ano ofereça aos seus amigos, colegas e familiares presentes únicos. Encete um envelhecimento ativo de forma divertida e, se não tem ideias, aceite as nossas sugestões de presentes de Natal que pode fazer você mesmo!

Aproveite para ler também o nosso artigo sobre como construir prateleiras a partir de caixotes de fruta.

  1. Sabonete 

Sabia que pode fazer os seus próprios sabonetes em casa, reutilizando o óleo de cozinha? Basta juntar soda cáustica num balde com água morna, mexer até dissolver por completo e depois adicionar o óleo (proporção: 1 litro de óleo para 20.000 litros de água) e mexer até a mistura ficar homogénea, adicionando de seguida álcool, misturando de novo e depois, despejando o preparado para uma forma, onde deve ficar a repousar durante 3 dias. Por fim é só desenformar, cortar em barras e, se desejar, adicionar aromas através de gotas de óleos essenciais da sua preferência. As cores podem ser obtidas utilizando cacau em pó, canela e açafrão.

  1. Marcador de livros 

Outra das sugestões de presentes de Natal que pode fazer você mesmo é um marcador de livros a partir de folhas de árvores. Como fazer? É simples! Recolha algumas folhas caídas num jardim, como folhas de eucalipto, leve-as para casa e depois pinte-as com tintas de esmalte, metais ou mesmo sprays. Utilize padrões e cores diferentes, deixe secar e vai ver como o resultado final é bem divertido!

  1. Diário 

Compre um caderno de capa preto, comum, com as folhas costuradas e forre-o com papel de alumínio, papel de presente ou mesmo tecido, dobrando as pontas para dentro. Use cola spray para prender as pontas na parte de dentro da capa e depois, coloque algumas fotos, recortes de revistas ou escreva algumas palavras para dar mais graça ao diário. Ao mesmo tempo que está a fazer uma oferenda útil, principalmente se tem crianças e adolescentes na família, está a aproveitar para viver um envelhecimento ativo.

  1. Caneca 

Se não tem entre os seus familiares e amigos colecionadores de canecas, não faz mal, afinal quem não usa uma caneca para tomar um chá, café ou chocolate quente? Por isso compre uma caneca simples, de preferência branca, e depois decore-a a seu gosto com marcadores para porcelana, escrevendo mensagens engraçadas ou fazendo desenhos.

  1.  Cachecol 

Se sabe tricotar, mãos à obra! Faça cachecóis para os seus familiares e amigos! É uma lembrança que dura muito tempo e é muito útil agora no inverno. Se você não sabe tricotar, existem vários sites, livros e revistas que ensinam. O que não pode deixar é de procurar sugestões de presentes de Natal que pode fazer você mesmo de modo a poupar algum dinheiro e viver um envelhecimento ativo.

  1. Bolachas

E por fim um presente comestível! As bolachas são muito apreciadas e estão entre os presentes de Natal mais fáceis de preparar. Depois de escolher a receita que vai confecionar e decorar (ou não) as bolachinhas com motivos natalícios, arranje frascos bonitos ou embrulhe em saquinhos de papel ou de plástico e amarre com fita vermelhas e dourada… Uma delícia!

Se gosta de bricolage, aprenda também a fazer um painel com rolos de papel higiénico. Clique aqui!

E agora que tem algumas sugestões de presentes de Natal que pode fazer você mesmo, mostre que o seu processo de envelhecimento ativo está a usar muita criatividade. Os presenteados vão adorar!

Texto: Sofia Santos

Imagem: Unsplash

Artigos recentes