Loading...

Flexitarianismo – o novo termo a reter para uma dieta alimentar.

Flexitarianismo é um regime alimentar onde se privilegia os alimentos vegetais, diminuindo o consumo de carne e peixe, que passa a ser consumido apenas em ocasiões especiais. Traduz um estilo de vida vegetariano em “part-time”, sendo conhecida também por “semi-vegetarianismo” ou “reducitarianismo”.

O consumo de carne e peixe está muito enraizado na alimentação mundial, embora se assista a uma tendência de redução do consumo de proteínas animais substituindo por vegetais. Na maior parte dos casos, se for bem adotada, a saúde fica a ganhar. Não só pela maior variedade, mas também pela redução do consumo de carnes vermelhas e processadas, classificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como potencialmente cancerígenas.

O mais importante é que cada dieta se adeque à realidade de quem a pratica notando as tolerâncias e limitações em termos de saúde de cada um. Sendo essencial que haja um acompanhamento por parte de um profissional de nutrição que assegure a correcta aplicação da dieta alimentar.

Texto: Sofia Alçada
Imagem: Unsplash | Dan Gold

Artigos recentes