Loading...

Janeiro, o mês da poupança!

Depois dos presentes de Natal, da mesa farta e de todas as despesas em saídas em família, chega janeiro, mês de poupança. É verdade que por si só já é um mês mais taciturno, frio e cinzento e que ainda por cima lhe vamos falar de dicas para economizar, mas tem de começar por algum lado a compensar os excessos de dezembro, não é verdade? E o primeiro mês do ano é a altura ideal!

 

  • Compras

Depois das despesas de Natal, é preciso apertar os cordões à bolsa e pode começar a fazê-lo poupando na conta de supermercado. Não é difícil!

  • Em primeiro lugar, faça uma lista com todos os produtos que realmente precisa, antes de sair para o supermercado e depois siga-a à risca! Assim, evita adquirir itens que não precisa.
  • Em segundo lugar, pode e deve dar preferência a frutas e legumes da época, fazem bem, ajudam no seu processo de envelhecimento ativo e são mais baratos!
  • Em terceiro lugar, evite ir às compras com fome, porque terá tendência para colocar mais comida no carrinho.

Se está a viver um envelhecimento ativo, leia também o nosso artigo sobre pensões e hábitos de poupança em Portugal.

  • Água

Há uma série de dicas para economizar na fatura da água. Utilizar as máquinas de lavar roupa e lavar loiça apenas com a carga máxima, fechar a torneira enquanto lava os dentes, faz a barba ou se ensaboa no banho, colocar redutores nas torneiras, etc.

  • Gás

Pequenas alterações nos seus hábitos diários podem ajudar a reduzir a conta do gás. Quer conhecer algumas dicas para economizar? Que tal tapar as panelas durante a confeção dos alimentos, preferir duches a banhos de imersão, ter as portas e janelas bem isoladas ou pelo menos fechadas para o calor não sair (se o sistema de aquecimento da sua casa for a gás, claro), reduzir a temperatura do esquentador e optar pelo tarifário mais adequado, entre outras dicas.

  • Telecomunicações

Hoje em dia os encargos mensais com telecomunicações, ou seja, com Internet, telemóveis, telefone fixo e televisão, são consideráveis e por isso deve aproveitar janeiro, mês de poupança, para rever a sua fatura e perceber se o seu pacote de serviços é de facto o mais adequado ou se está a pagar por serviços que nem usufrui, e se necessário analisar também os valores da concorrência.

Além deste artigo com dicas para economizar em janeiro, mês de poupança, aconselhamos a leitura de outras dicas para aumentar o seu rendimento. Clique aqui!

  • Meios de transporte

Não precisa de pegar no carro por tudo e por nada! Quantas distâncias não pode fazer a pé ou de bicicleta, por exemplo? E quanto não pouparia se recorresse a transportes públicos? Além de estar a acatar dicas para economizar e a promover o seu próprio envelhecimento ativo, ainda poupa o ambiente!

  • Objetos

Tire rentabilidade dos objetos que já não usa, mas estão em bom estado. Não lhe propomos uma venda de garagem, mas por que não procurar um site na Internet onde possa colocar à venda roupa, jogos, livros, móveis e outros artigos que já não usa?

  • Tempo livre

Janeiro, mês de poupança é um excelente mês para começar a aproveitar melhor os seus tempos livres de forma a viver um envelhecimento ativo sem gastar um cêntimo. Como? Em vez de sair para jantar e ir ao cinema, organize um serão de jogos de tabuleiro em sua casa. Em vez de visitar um museu, procure uma exposição gratuita. Em vez de pegar no carro para dar um passeio, faça uma caminhada…

  • Rendimento

E por fim, se deseja encetar um envelhecimento ativo e tem tempo livre, procure novas fontes de rendimento. Um pequeno trabalho extra talvez venha mesmo a calhar!

Depois das dicas para economizar em janeiro, mês de poupança, clique aqui para conhecer 8 formas de ganhar dinheiro extra na reforma!

Texto: Sofia Santos

Imagem: Unsplash

Artigos recentes