Loading...

Truques e dicas para limpar vidros

No verão é natural que afaste as cortinas, abra as janelas, deixe o sol entrar dentro de casa e… Ops! Os vidros estão sujos e manchados?! Possivelmente não está a fazer a limpeza de forma correta e/ou não está a aplicar os produtos certos. Felizmente existem alguns truques e dicas para limpar vidros, deixando-os completamente transparentes.

Vidros sujos ou com manchas dão um aspeto de descuido. Vidros transparentes e limpos deixam o ambiente mais elegante e luminoso. Entre as duas hipóteses, naturalmente que escolhe a segunda, mas a tendência é adiar a tarefa, não é verdade? Efetivamente, ninguém gosta de limpar vidros, mas com alguns truques e dicas práticas é possível incluir no seu processo de envelhecimento ativo e positivo a remoção da sujidade acumulada em cada janela. Rápida e facilmente!

Use produtos adequados

  • Os limpa-vidros comuns são adequados para a limpeza de vidros e espelhos que não acumulem gordura. Para os outros, convém usar um desengordurante neutro e líquido, antes da aplicação do limpa-vidros.
  • Se os resultados obtidos com o limpa-vidros não lhe agradam, aceite os nossos truques e dicas para limpar vidros e escolha uma receita caseira:
  • A mais barata e eficaz é a limpeza com vinagre. Basta misturar 5 litros de água com 1 colher de sopa de vinagre.
  • Em alternativa, troque a colher de vinagre por uma colher de álcool ou uma colher de detergente neutro.
  • Se os vidros tiverem manchas de gordura, use água quente com sabão neutro.
  • Além do detergente, use esponjas macias e panos de algodão.
  • Não utilize produtos de limpeza à base de solventes, saponáceos e panos ou esponjas de material áspero porque podem deixar riscos e manchas nos vidros.
  • Usar as páginas de um jornal continua a ser uma forma eficaz para vidros reluzentes, mas intercale com outro método de limpeza porque este truque caseiro para limpar vidros pode deixar, com o tempo, resíduos de tinta da impressão do jornal impregnados na superfície.
  • Para finalizar a limpeza, opte por papel do rolo de cozinha.

Faça uma limpeza regular

Para que as janelas estejam sempre apresentáveis, tem de fazer uma limpeza regular. No caso de vidros comuns, o ideal é que a limpeza seja feita uma vez por mês, mas vidros serigrafados e espelhos exigem uma limpeza quase diária, pois sujam-se com muita facilidade. Aproveite esse senão e use-o a seu favor, afinal um pouco de exercício diário só pode beneficiar o seu envelhecimento ativo e positivo.

Limpe sempre na mesma direção

Na lista de truques e dicas para limpar vidros, também há uma solução eficaz para evitar manchas: limpe um lado da janela com movimentos horizontais e o outro lado com movimentos verticais, cada lado sempre na mesma direção. Mais uma série de exercícios que o(a) ajudarão a manter a forma durante um processo de envelhecimento ativo e positivo!

Aproveite os dias nublados

O ideal é lavar as janelas em dias nublados ou quando os vidros estão à sombra, pois a luz solar direta pode secar os produtos de limpeza antes que consiga terminar de lavar os vidros.

Seque bem os vidros

A secagem dos vidros é muito importante para eliminar as manchas. Faça-o, primeiro, com um pano húmido e depois com um pano completamente seco.

Aproveite estes truques e dicas para limpar vidros e mantenha as suas janelas sempre transparentes.

Texto: Sofia Santos
Imagem: Unsplash

Artigos recentes