Loading...

4 Locais a visitar no inverno em Portugal

Se o frio não o intimida, faça as malas e rume a um destes 4 locais a visitar no inverno em Portugal. Prometemos-lhe dias mágicos em ambientes acolhedores com paisagens naturais deslumbrantes e elementos culturais enriquecedores. Trate de envelhecer de forma ativa e positiva… nem que seja de cachecol e luvas!

  1. Bragança

Quem gosta de viajar no inverno não se importa de ir bem para Norte, para Trás-os-Montes, ao encontro do frio, não é verdade? E é por isso que a nossa primeira sugestão a nível de locais a visitar no inverno em Portugal, implica casacos quentinhos, luvas, gorros e cachecóis, mas também garante uns momentos bem passados na capital de distrito, Bragança!

Se tiver sorte é capaz de poder admirar as ruas da cidade cheias de neve, mas se não nevar pode aproveitar para passeios e visitas culturais e para experimentar a gastronomia da região e levar para casa uns enchidos, não?

  • Sugestão para um passeio de 1 dia por Bragança:

Comece por percorrer o centro histórico a pé e depois tome um café na Praça da Sé, antes de seguir para a Rua dos Museus para visitar uma exposição de fotografia, arte contemporânea, arqueologia, etc. Da parte da tarde visite o Castelo e a sua Torre de Menagem onde funciona o Museu Militar e termine no Corredor Verde onde pode fazer uma caminhada ou um passeio de bicicleta junto ao rio Fervença.

Leia também o nosso artigo sobre turismo: Portugal como destino de luxo.

  1. Serra da Estrela

E agora um clássico: a Serra da Estrela, o destino português mais concorrido no inverno, não fosse ele dono da montanha mais alta do continente, das poucas onde neva abundantemente durante o inverno. Por permitir a prática de desportos de neve, entre outros, é sem dúvida um dos locais a visitar no inverno em Portugal para envelhecer de forma ativa e positiva.

  • Sugestão para um passeio de 1 dia pela Serra da Estrela:

Comece a sua visita com uma subida até à Torre com mais de 1900 metros de altitude e onde se registam as temperaturas mais baixas do país. Aproveite para conhecer a Estância de Ski, andar de trenó ou adquirir produtos regionais, nomeadamente o famoso queijo da serra. Da parte da tarde visite as lagoas dos Covões do Meio e do Ferro ou faça um desvio até às Penhas da Saúde, descendo depois até à cidade da Covilhã. Em alternativa (ou em simultâneo) pode visitar Manteigas ou o Castelo de Folgosinho para contemplar a fabulosa vista sobre o vale do Mondego ou ainda conhecer o Museu do Pão, situado em Seia.

Clique aqui, conheça as 5 capitais europeias que não pode deixar de visitar no outono/inverno e comece a envelhecer de forma ativa e positiva!

  1. Parque Nacional da Peneda-Gerês

A terceira sugestão de locais a visitar no inverno em Portugal, vai para o Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma das regiões naturais mais bonitas do país, declarada uma das Maravilhas Naturais de Portugal na categoria de Zonas Protegidas. Aí pode envelhecer de forma ativa e positiva, visitando bosques, passeando por trilhos, admirando cascatas, riachos e outras paisagens incríveis!

  • Sugestão para um passeio de 1 dia pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês:

Comece a sua visita ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, que cobre uma área de 72 mil hectares, rumo à Cascata em Pitões das Júnias. Aproveite para admirar, mesmo ali ao lado, o carismático e centenário carvalho onde, segundo uma lenda local, mora um duende. Depois, visite Lindoso, uma aldeia situada em Ponte da Barca, que faz fronteira com Espanha e abriga típicas casas de granito. E não deixe de conhecer também a Barragem do Alto Lindoso e/ou a de Touvedo! A seguir prossiga com destino ao Miradouro Pedra Bela, a cerca de 800 metros de altitude, em Terras de Bouro ou então espreite a Cascata do Arado para testemunhar uma sucessão de cascatas únicas que terminam num lago de águas cristalinas perto da aldeia da Ermida. E se tiver coragem para vestir o fato de banho em pleno inverno, porque não experimentar as piscinas naturais quentes do Rio Caldo, em Torneiros na Galiza, ali bem perto da fronteira portuguesa?

  1. Sintra

Sintra é uma cidade saída de um conto de fadas que possui um ambiente encantador e misterioso, graças aos seus castelos e palácios históricos, florestas e jardins, tudo emergindo das montanhas que rodeiam o lugar. Classificada como Património Mundial pela UNESCO é, na nossa opinião, um dos melhores locais a visitar no inverno em Portugal!

  • Sugestão para um passeio de 1 dia por Sintra:

Comece no centro da velha Sintra, a Praça da República, onde poderá circular por ruas estreitas repletas de lojas e restaurantes. Depois de tomar o seu café visite o Palácio Nacional de Sintra ou, em alternativa, suba até ao alto da colina para ver o Palácio Nacional da Pena, o exemplo máximo da arquitetura romântica portuguesa, bem no meio de uma área de extrema beleza natural! Da parte da tarde conheça o Castelo dos Mouros construído pelos árabes no século VIII e por fim a Quinta da Regaleira, um dos palacetes mais especiais de Sintra, edificado no meio da floresta e cercado por jardins luxuosos. Se se interessa pelo tema, saiba que várias zonas destes jardins têm símbolos enigmáticos relacionados à alquimia, Maçonaria e até à Ordem dos Cavaleiros Templários!

E agora que conhece a nossa lista de melhores locais a visitar no inverno em Portugal, clique aqui e aprenda a organizar uma mala de viagem.

Texto: Sofia Santos

Imagem: Unsplash

Artigos recentes