Loading...

6 Medidas para passar o Natal em segurança

É provável que num clima de festa, cheio de entusiasmo e descontração, como é o do Natal, se esqueçam algumas normas de segurança. No entanto, para evitar acidentes deve adotar medidas que passam pela árvore de Natal e acabam na utilização do cinto de segurança. Vamos a elas?

  1. Árvore de Natal

A primeira das medidas para passar o Natal em segurança, diz respeito à árvore de Natal. Deve colocá-la de uma forma ou num local onde não possa cair, mesmo que as crianças a agarrarem.

  1. Luzes e velas

As luzes que vão enfeitar o seu lar no Natal devem estar em bom estado de conservação e ser sempre desligadas à noite e quando sai de casa. Já as velas, tão utilizadas nesta época festiva, quando acesas devem ser colocadas em lugares altos, fora do alcance das crianças e longe de cortinas, sofás, etc. Preparar o envelhecimento, passa também por saber prevenir acidentes.

Se está interessado em preparar o envelhecimento, clique aqui e saiba como o pode fazer de uma forma ativa e positiva!

  1. Brinquedos

Deve verificar se os brinquedos que as crianças da sua família recebem pelo Natal não têm peças demasiado pequenas que possam soltar-se e ser engolidas ou aspiradas, nem cordões que possam causar risco de estrangulamento.

  1. Aquecimento

As salas e outras divisões aquecidas por lareiras, salamandras ou aquecedores a gás têm de ter uma boa ventilação para evitar intoxicação por monóxido de carbono. Além disso, se a sua lareira não tiver uma proteção estável, é preferível não a acender no Natal. Quanto a aquecedores, afaste-os das zonas de circulação, sofás, almofadas e cortinados!

Está a começar a perder a memória? Tem receio de não se lembrar de afastar os aquecedores dos sofás? Leia o nosso artigo sobre 4 aplicações para treinar a memória e comece hoje mesmo a preparar o envelhecimento ativo!

  1. Plantas

Mais medidas para passar o Natal em segurança? Ora, como algumas plantas usadas para decorações de Natal chamam a atenção das crianças por causa das bagas e das pétalas coloridas, verifique se há algum perigo de intoxicação, pois há espécies que são venenosas (ou coloque-as num sítio alto).

  1. Viagens

Nas viagens que fizer para passar o Natal em família, todos os passageiros, de crianças a adultos, independentemente do lugar onde se sentam, têm de utilizar cinto de segurança. Não se esqueça que as crianças até 1,35m de altura devem usar também uma cadeirinha adequada à sua idade, tamanho e peso.

Quanto à bagagem, deve ficar bem acondicionada no porta-bagagens e nunca solta dentro veículo para não causar lesões em caso de acidente.

E de resto, já sabe, conduza em segurança e se necessário vá fazendo pausas no percurso, para descansar. E mesmo que esteja um frio de rachar, não guie demasiado agasalhado, nem com luvas ou cachecol. Esses acessórios dificultam a liberdade de movimentos e podem causar acidentes.

Sabia que apenas 30% das pessoas usam cinto de segurança no banco de trás?

E depois de reter as medidas para passar o Natal em segurança, em especial aquelas que dizem respeito a viagens, aproveite para saber como, onde e quando deve renovar a carta de condução.

Texto: Sofia Santos

Imagem: Unsplash

Artigos recentes