Loading...

Onde fazer voluntariado?
 

 

Seja para exercer a sua cidadania, ocupar o tempo, juntar-se a uma causa, viver uma experiência diferente ou simplesmente praticar o bem, o voluntariado é sempre uma forma gratificante de ajudar o próximo. Se tem boa vontade e tempo livre, conheça algumas das instituições, nos distritos de Lisboa e Porto, onde se pode inscrever.

DISTRITO DE LISBOA

Ajuda de Berço

Gosta de crianças? Então esta é a associação ideal para o seu voluntariado, desde que tenha algum tempo disponível para brincar com os pequenos e proporcionar-lhes experiências semelhantes às que proporciona aos seus filhos.

Câmara Municipal de Lisboa

O Programa Municipal de Voluntariado, dá-lhe a oportunidade de ser voluntário em vários serviços municipais: Saúde, Desporto, Ação Social, Cultura, Ambiente, Educação, Sociedade e Eventos. Inscreva-se já!

CASA

Junte-se aos mais de 1300 voluntários do CASA, cujas atividades se dividem em duas áreas: no terreno (recolha e/ou distribuição de vestuário e bens alimentares) ou nos bastidores (na sua área de competência).

Santa Casa da Misericórdia

A Santa Casa agradece a voluntários interessados em diferentes áreas: apoio ao domicilio ou em lares; em atividades como o teatro, dança e ginástica; apoio ao estudo; a doentes em ambulatório ou internados em hospitais e em áreas relacionadas com a cultura.

Cruz Vermelha Portuguesa

Se gostava de ajudar a Cruz Vermelha, apresente já a sua candidatura. Antes de começar, recebe formação e treino, e depois será acompanhado em todos os níveis de atuação!

Centro Hospitalar de Lisboa

Gostava de interagir diretamente com doentes que estão a precisar de ajuda e de companhia? Então escolha uma das seguintes áreas de voluntariado: consultas externas, serviço de urgência e internamento.

APAV, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

O voluntário da APAV contribui direta ou indiretamente para o sucesso do apoio às vítimas de crime, aos seus familiares e/ou amigos. Interessado em participar?

Ponto de Troca

Quer dar uma mãozinha nesta loja social que promove a troca de bens, essencialmente roupa e calçado, e que funciona exclusivamente à base do voluntariado? Basta ter alguma disponibilidade às quartas e/ou sábados das 15h às 18h.

AJUDE, Associação Juvenil para o Desenvolvimento

Disposto a acompanhar as crianças na realização dos trabalhos de casa e preparação para testes? Basta ter alguns conhecimentos nas matérias, tempo disponível… e é vê-los a melhorarem os resultados escolares!

Operação Nariz Vermelho

Faça parte do grupo dos Doutores Palhaços! Enquanto estes espalham alegria pelas crianças com problemas de saúde, você dá um apoio no serviço administrativo.

DISTRITO DO PORTO

 

CASA Porto

Nada tão gratificante como trabalhar junto da população mais frágil da cidade do Porto, não é? O CASA agradece a todos os voluntários que possam dar uma palavra amiga, uma refeição ou outro tipo de apoio, junto de quem mais precisa.

Serralves

A Fundação Serralves aposta no voluntariado como forma de envolvimento privilegiado da comunidade, dinamizando voluntariado geral, ao longo de todo o ano, e voluntariado pontual, em eventos como o Serralves em Festa, Festa do Outono, etc.

TNSJ, Teatro Nacional São João

Contribua positivamente para o sucesso do teatro na sua comunidade! Seja voluntário num dos projetos educativos do TNSJ, em assistência de exposições, no centro de documentação ou mesmo na área de produção de espetáculos.

Runporto.com

Não precisa de correr para ajudar a runporto.com, basta disponibilizar-se para auxiliar na organização dos eventos para atletas que esta associação realiza durante todo o ano.

ENTRAJUDA, Porto

Aqui basta ter umas horas livres para dar apoio na separação e organização de bens e produtos não-alimentares para entrega a Instituições de Solidariedade Social.

Associação de Apoio Social de Perafita

Eis uma sugestão relacionada com o acompanhamento de idosos no domicilio, de acordo com a sua disponibilidade e de modo a combater a solidão, diminuir o isolamento e promover o envelhecimento ativo.

Centro Social S. Rosendo

Se mora para os lados de Santo Tirso, este serviço em regime de voluntariado junto de idosos é capaz de lhe interessar. Além de companhia, pode prestar apoio e auxiliar nas diversas atividades, quer do centro de convívio, quer da biblioteca e do bar.

Texto: Sofia Santos
Imagem: Unsplash | Rawpixel.com

Artigos recentes