Loading...

Dicas para organizar a ceia de Natal

Se a ceia de Natal é em sua casa, está na hora de começar a pensar nos preparativos para evitar esquecimentos que possam comprometer a consoada. A ideia é instigar esse seu envelhecimento ativo com uma série de sugestões que pode pôr em prática, mas ao mesmo tempo chamar-lhe a atenção para o facto de ir a tempo de fazer tudo com calma e descontração, de modo a evitar os stresses de última hora: seja porque não há taças para servir os frutos secos, seja porque se esqueceu do presente do Manelinho! Por isso, continue a ler e aceite as nossas dicas para organizar a ceia de Natal.

Pense na ceia de Natal com antecedência: quantas pessoas vão participar, quem leva o quê, qual vai ser o menu, o que tem de comprar e o que tem de cozinhar, que decorações pode fazer…

Faça uma lista para que não lhe escape nada do que tem de fazer este Natal: enviar convites, comprar presentes e até programar através de um horário a preparação dos pratos da ceia de Natal, pois alguns demoram a ficar prontos e outros exigem ser temperados com dias de antecedência!

Se a ceia for partilhada, coordene os trabalhos e perceba quem faz e traz o quê para não se repetirem pratos, entradas, sobremesas e bebidas.

Mais perto da data, aproveite a vontade de encetar um processo de envelhecimento ativo e comece a organizar a sua casa: separe e deixe à vista tudo o que vai usar na ceia de Natal, de modo a que possa, por exemplo, verificar a melhor loiça, passar os guardanapos, limpar as pratas, embrulhar os presentes… tudo sem correrias!

Perto da hora da ceia e independentemente do menu que preparou, coloque num aparador na entrada, frutos secos e taças de espumante. Eis umas das dicas para organizar a ceia de Natal, ideal para dar as boas-vindas aos convidados!

Se não conseguir sentar à mesa todos os convidados, sugerimos um buffet. As pessoas ficam à vontade para comer o que mais gostam e podem-se servir na mesa central, onde deverá dispor os pratos principais, e em mesas secundárias, onde pode colocar os salgados, entradas, bebidas, sobremesas e, claro, pratos, talheres e guardanapos.

Aproveite o Natal para redecorar a sala! Leia as nossas dicas de Feng Shui para relaxar de forma positiva.

Se está interessado em servir vinhos de qualidade aos seus convidados, não deixe de ler o nosso artigo sobre os 10 melhores vinhos portugueses.

Decore a sua casa com motivos de Natal. Comece pela árvore para acomodar todos os presentes, mas não se esqueça das toalhas de mesa, luzes, velas e outros enfeites como arranjos de flores naturais.

Mais dicas para organizar a ceia de Natal? Prepare uma coletânea com músicas de Natal para ter sempre um som ambiente, de preferência alusivo à época festiva.

Regra geral, é no final da noite que acontece o tão esperado momento de distribuição de prendas. Independentemente de só as crianças receberem presentes, de todas as pessoas oferecerem prendas a todos os presentes ou de se fazer o jogo do amigo secreto e os convidados só oferecerem e receberem uma, é sempre um momento entusiasmante que merece (fica a dica!) um Pai Natal para fazer a distribuição dos presentes!

Se a ceia de Natal já está organizada, mas aproxima-se outra data para comemorar, clique aqui e conheça as dicas para preparar uma festa de aniversário de casamento.

As dicas para organizar a ceia de Natal estão dadas, mas no seu envelhecimento ativo, mais do que uma refeição de luxo, uma casa decorada a preceito ou uma árvore repleta de presentes, deve apostar no reencontro da família… e divertir-se!Em relação ao prato principal, é possível que na ceia de Natal vá cozinhar o tradicional bacalhau e já tenha em mente a quantidade que vai precisar, mas ainda assim temos a dizer que em relação a pratos quentes calcula-se que cada adulto coma cerca de 550g e consuma aproximadamente 500ml de bebidas.

Se for possível, preparar apenas uma mesa para as crianças, faça-o, e reserve um espaço na sua casa onde elas possam ficar a brincar e, já agora, dê largas ao seu envelhecimento ativo, procure uns jogos e divirta-se com elas!

Texto: Sofia Santos

Imagem: Unsplash

Artigos recentes