Loading...

Como fazer um painel com rolos de papel higiénico

Tem algum tempo livre para trabalhos manuais? Que tal reaproveitar os rolos de papel higiénico vazios e construir um painel decorativo para sua casa?

 

 

 

Não é mau estar sozinho a investir no autoconhecimento e na sua própria individualidade, mas quando esses momentos trazem sentimentos de solidão e o vazio se instala na sua vida, é fundamental seguir algumas dicas para encontrar distrações, companhia e aprender a envelhecer de forma ativa e positiva.

  1. Faça planos com amigos

Não se feche em casa porque isso só pode piorar a situação. Aproxime-se de familiares e amigos com quem tem mais confiança. Esta é uma das dicas para superar a solidão: tentar encontrar companhia para ir a festas, jantares, compras, passeios, cinema, praticar desporto, etc. Se fizer um esforço para planear pequenos programas para os vários dias da semana com diferentes pessoas, acaba por preencher o seu tempo livre socializando e isso inibe o sentimento de solidão.

  1. Passe mais tempo fora de casa

Se não tem amigos com quem sair, faça-o sozinho. Passear ao ar livre por si só tem funcionado na cura da solidão para muitas pessoas e ajuda a aprender a envelhecer de forma ativa e positiva.

O contacto com a natureza vai melhorar o seu estado emocional e afastar os sentimentos negativos de solidão. Alem disso, a luz do sol ajuda a aumentar as endorfinas do organismo e fazer explorações em novos lugares, leva o sangue a fluir e faz com que se sinta mais feliz.

  1. Pratique uma atividade em grupo

Mais dicas para superar a solidão? Ginástica, costura, clube de leitura, dança, aula de viola… são várias as atividades em grupo em que se pode inscrever de forma a usufruir da companhia de outras pessoas com os mesmos interesses e a ganhar um sentimento de pertença.

  1. Arranje um passatempo

Dedicar algum tempo a uma atividade de que goste é sempre uma excelente ideia para combater a solidão. Escolha algo que lhe dê prazer e, sempre que se sentir só, faça um esforço consciente para passar algum tempo entretido com esse passatempo, seja bricolage, desporto, croché, cozinha ou pintura.

  1. Adote um animal de estimação

Adotar um cão ou um gato pode ser uma das dicas para superar a solidão. Vários estudos revelam que as pessoas com animais de estimação são menos propensas a sofrer de depressão e solidão. Cuidar de um animal reúne princípios de altruísmo e de companheirismo que vão conseguir distrai-lo dos sentimentos negativos que o podem estar a deprimir. Além disso, os animais oferecem um amor incondicional, que poderá ajudá-lo a vencer a solidão.

  1. Faça voluntariado

Torne-se voluntário ajudando os outros numa causa em que acredita. Além de ser um trabalho muito meritório e altruísta, vai ajudá-lo a aprender a envelhecer de forma ativa e positiva, conhecendo outras pessoas, fazendo parte de um grupo e vivendo novas experiências.

Adeus solidão! Olá companhia!

 

Texto: Sofia Santos
Imagem: Unsplash | Collin-Armstrong

Artigos recentes