Loading...

Pestana Troia Eco Resort & Residences, sustentabilidade é promessa cumprida

Sustentabilidade é uma palavra que faz parte de quase todos os folhetos de produtos. Claro que, hoje, há mais cuidado ambiental em todas as áreas, mas nem sempre a realidade é tão aprofundada como é prometido.

Nos 100 hectares de terreno que compõem todo o projeto do Pestana Troia Eco Resort, 50% são reserva ecológica, 45% de área verde protegida e apenas 5% de construção. “É portanto, um projeto único, com a menor densidade de construção de toda a costa”, defende Inês Tavares, coordenadora de marketing & vendas do Pestana Troia Eco Resort & Residences.

Este cuidado ambiental foi, de resto, reconhecido por vários organismos. O Pestana Troia Eco Resort foi pontuado com um  “Muito Bom” na avaliação BREEAM  – Building Research Establishment Environmental Assessment Method, um processo sistemático que visa avaliar o desempenho ambiental de um empreendimento imobiliário. Obteve, também, a nota A no LiderA, designação de um sistema português que tem em vista efetuar, de forma eficiente e integrada, a avaliação e certificação do ambiente construído que procure a sustentabilidade.

Cuidado ao pormenor

As casas foram todas concebidas e construídas, com materiais de elevada qualidade, sem recurso a tijolo ou cimento, que favorecem a integração na paisagem e na vegetação nativa promovendo a conservação dos habitats naturais da fauna e da flora. Foram, além disso, plantadas cerca de duas mil árvores e mais de 75 mil novas plantas autóctones.

Mas há mais. As águas residuais são tratadas e encaminhadas para o sistema de rega do empreendimento e para outros fins que não exijam água potável.

Houve, igualmente, um uso racional da água em função das opções de paisagismo. O resultado é que por cada casa/jardim são gastos menos 500 m3 por ano do que uma solução convencional, a que se junta uma utilização intensa de energia solar.

Foi construído ainda um corredor de proteção acústica ao longo da via longitudinal de Troia, única fonte de ruido com interesse de intervenção, sendo aplicadas soluções acústicas otimizadas nas unidades de alojamento.

Mercado valoriza

O mercado valoriza a sustentabilidade e o resultado é que a maioria das habitações do Pestana Troia Eco Resort & Residences já foi comercializada. “Estamos com 80% de vendas realizadas na primeira fase do Eco-Village, uma área que inclui 112 Beach Villas projetadas pela arquitetura/dueto Jaime Morais/Modular System e 38 Pine Villas da autoria do arquiteto Miguel Passos de Almeida”, indica Inês Tavares.

A coordenadora de marketing & vendas do Pestana Troia Eco Resort & Residences informa que a comercialização deste empreendimento arrancou há sete anos e foi pensada para ser desenvolvida ao longo de cinco fases, durante dez anos, mas está a “queimar” etapas. “Na realidade, dadas as condições atuais do mercado, e a excelente relação de qualidade/preço das unidades em causa,  verificamos que a comercialização das mesmas ficará concretizada em menos tempo”, prevê.

Modelo a replicar

O grupo Pestana considera construir mais unidades hoteleiras ou residenciais com base nestes mesmos princípios, “mas adaptado ao mercado e tipo de hotel”, segundo Inês Tavares. Nos hotéis resort “será mais fácil implementar medidas a nível social e ambiental”, tendo em conta que é um produto que tem maior número de serviços e infraestruturas. Os clientes vão, por norma, uma semana de férias e vão ser mais exigentes no que diz respeito a toda a experiência na estadia. Já nos hotéis de cidade, em que os clientes optam por estadias curtas de três noites, toda esta reinvenção, embora igualmente indispensável, “não será tão determinante”, dado que os clientes já vão com uma programação muito clara do que pretendem fazer e visitar, não usufruindo tanto do hotel e das suas infraestruturas.

Em todo o caso, “tem de haver”, de acordo com a coordenadora de marketing & vendas do Pestana Troia Eco Resort & Residences, “uma linha condutora transversal a todos os hotéis do grupo, que se baseiem nos mesmos princípios de sustentabilidade e que sejam aplicados em todas as unidades do grupo”.

Refúgio na natureza

Descubra o seu refúgio na natureza no Eco-Village, uma área exclusiva de Beach Villas e Pine Villas com acesso a clubhouse e beach club privativos, que constitui a última oportunidade de encontrar o seu lugar no Pestana Troia Eco-Resort, em plena Reserva Natural e Botânica delimitada por dois quilómetros de praias desertas.

  • Pine Villas concebidas pela PMC Arquitetos
  • Beach Villas assinadas pela Modular System
  • Tipologias T2 e T3 com áreas entre 129 e 139,5 m2
  • Entre 550 000 e 600 000€
  • Prontas a habitar

www.pestanatroia.com | +351 934 409 283 | pestana.troia@pestana.com

Texto: Ines Tavares – coordenadora de marketing & vendas do Pestana Troia Eco Resort & Residences – Artigo publicado em Impulso+ | Publico

Imagem: Grupo Pestana

Artigos recentes