Loading...

Como planear uma road trip?

Qualquer estação do ano é interessante para uma viagem de carro, mas antes de fazer as malas e encher o depósito de combustível, leia estas dicas para uma viagem inesquecível! Do roteiro às regras de trânsito no país de destino, passando pelo veículo que vai usar e suprimentos de que vai necessitar. Vamos lá a envelhecer de forma ativa e planear uma road trip!

As road trips (viagens de carro) são uma das melhores formas de passear e conhecer diferentes destinos com total flexibilidade para parar onde quiser e quando quiser… e até para alterar o roteiro! São também das melhores opções para envelhecer de forma ativa. Se concorda, leia estas dicas e comece hoje mesmo a planear uma road trip!

  • Decida qual o roteiro

Em primeiro lugar, para planear uma road trip deve elaborar um plano da viagem com alguma antecedência. Aqui a dica é agarrar no mapa da zona que pretende visitar e marcar todos os locais que quer conhecer, incluindo museus, monumentos, praias, restaurantes, etc, e não esquecendo de assinalar também os hotéis, parques de campismo ou outros locais onde pretende dormir (sendo que para viver a experiência completa, o ideal é pernoitar em hospedarias à beira da estrada). A par, deve calcular também a quilometragem diária levando em linha de conta que tem de deixar uma margem de manobra e também que o recomendado é conduzir uma média de 4 horas por dia, ou seja, entre 300 a 400km. Claro que se for esse o objetivo da viagem, pode optar por trajetos mais longos, mas em todo o caso, não se esqueça que também deve fazer paragens ao longo do percurso para esticar as pernas, comer e ir à casa de banho.

Viajar é trocar a roupa da alma. Uma das formas para envelhecer de forma ativa. Clique aqui e perceba porquê!

  • Escolha o veículo mais adequado ao roteiro

E agora que começou a planear uma road trip e até já tem os locais a visitar definidos, deve escolher ou alugar o veículo adequado ao roteiro: um passeio pela região Oeste de Portugal pede uma carrinha com espaço para pranchas de surf, uma viagem a Marrocos pede um todo-o-terreno e Itália uma bagageira grande para trazer as compras, por exemplo.

  • Verifique o carro

​Se pretende alugar o veículo, à partida vão entregar-lhe o carro em perfeitas condições, mas se vai levar o seu carro na road trip, convém fazer uma revisão antes da viagem: verificar água, óleo, pneus, travões…

  • Prepare mapas, GPS, carregadores, power bank e os suprimentos indispensáveis

​Além do mapa que qualquer viajante usa para planear uma road trip, aconselhamo-lo a levar outros mapas de suporte e também um GPS porque nem sempre será fácil encontrar indicações sobre certos locais específicos. Além disso, convém levar também um carregador de USB que pode ligar ao isqueiro do carro e um power bank para que seja possível carregar a bateria do telemóvel fora do carro. E depois, abasteça-se de água, bolachas, barras energéticas e outros suprimentos como um garrafão extra de gasolina ou gasóleo, para fazer face a algum imprevisto.

  • Se for para o estrangeiro, verifique as regras do país

A última dica para planear uma road trip, caso pretenda visitar o estrangeiro, é procurar por informações sobre as regras de trânsito nesse país, permissão internacional para conduzir e taxas a pagar, entre outras informações.

Planear uma road trip é planear uma viagem de carro intensa, divertida e personalizada. Comece agora mesmo a pensar na sua e a envelhecer de forma ativa estrada a fora!

Já agora, clique aqui e conheça 4 locais a visitar no inverno, em Portugal!

Texto: Sofia Santos

Imagem: Unsplash

Artigos recentes