Loading...

Aprenda a fazer prateleiras a partir de caixotes de fruta

Seja para expor objetos decorativos, seja para arrumar e organizar os seus objetos, há sempre espaço para mais uma prateleira lá em casa, não é verdade?

As prateleiras que reaproveitam vulgares caixotes de fruta já não são uma novidade para ninguém, mas uma coisa é ver e outra é fazer. Está preparado para um dia de bricolage? Ótimo! Veja como fazer pequenos móveis ou prateleiras a partir de caixotes de fruta. Ao mesmo tempo que aprende carpintaria, aprende a envelhecer de forma ativa e positiva!

 

  1. Arranje 2 ou 3 caixotes de fruta, limpe-os bem e certifique-se de que não apresentam manchas muito visíveis.

 

  1. Coloque os caixotes uns em cima dos outros, de forma a poder idealizar o conjunto de prateleiras ou pequeno armário que pretende construir. Sem medos! Dê largas à sua imaginação, pois aprender a envelhecer de forma ativa e positiva também é aprender a criar e reinventar.

 

  1. De seguida, retire as tiras de madeira que entender necessárias para criar as várias alturas/estruturas, partindo-as com um martelo e retirando depois os agrafos com um alicate. E veja como as prateleiras a partir de caixotes de fruta estão a ganhar forma!

 

  1. Lixe todas as tábuas que vai utilizar.

 

  1. Depois, comece a montar as prateleiras ou armário, colando as várias arestas que se cruzam com cola líquida própria ou, se quiser ficar com uma estrutura mais resistente, com parafusos ou mesmo reforçando a parte de trás com tábuas finas, de cima a baixo, previamente cortadas com o tamanho correto.

 

  1. Pinte as prateleiras ou o pequeno armário da cor que desejar ou forre com tecido ou papel aderente especial para madeira. Está quase na reta final do seu projeto de construção de prateleiras a partir de caixotes de fruta, preparado para ser aprovado com distinção porque também está a aprender a envelhecer de forma ativa e positiva!

 

  1. Deixe secar e por fim, tratando-se de uma estrutura que vai ficar presa a uma parede, comece a aparafusar para fixar à parede.

 

  1. Coloque alguns objetos decorativos nas prateleiras ou organize as suas coisas no pequeno armário e… Parabéns! Conseguiu fazer uma peça de mobiliário criativa que poderá instalar numa cozinha, jardim ou casa de campo, entre tantas outras opções.

 

Bom trabalho!

Texto: Sofia Santos  Imagem: Nanda Green | Unsplash

Artigos recentes