Loading...

Santos Populares: Dicas para se divertir no Santo António e no São João

 Em Lisboa e no Porto, as festas dos santos populares atraem milhares de pessoas. Se está numa fase de envelhecimento ativo e positivo, junte-se a elas! Mas primeiro leia as nossas dicas.

 

 

Estamos quase na época dos santos populares. O Santo António em Lisboa costuma arrasar. Milhares de pessoas saem à rua na véspera do feriado de 13 de junho para ver as marchas populares a descer a Avenida da Liberdade, comer sardinhas, beber cervejas, dançar ou simplesmente caminhar até o sol nascer, pelos bairros mais típicos da capital. E o São João, no Porto, não é muito diferente! É celebrado na noite de 23 de junho, começa com uma jantarada entre amigos num dos restaurantes da Ribeira, por exemplo, para depois se assistir a um concerto gratuito na Avenida dos Aliados, ao fogo de artifício na Ponte D. Luís e terminar com um pé de dança num bailarico.

Mas será que está preparado para os santos populares? Se tem dúvidas, leia as nossas dicas para se divertir no Santo António e no São João.

Dicas para se divertir no Santo António  

  • Leve roupa e sapatos confortáveis.
  • Como estacionar o carro em Lisboa na noite Santo António, é uma tarefa muito difícil, o ideal é ir de transportes públicos ou táxi.
  • Chegue cedo a Alfama, por volta das 17h, de modo a conseguir apreciar o bairro todo enfeitado, antes de hora de maior confusão, e também para arranjar uma das melhores mesas para jantar.
  • Aproveite o final da tarde para caminhar. É sempre bom e importante que se mantenha em forma, mas não opte por o fazer depois do jantar porque se torna mais difícil andar sem ser pisado ou acotovelado.
  • À noite, escolha um local mais tranquilo para ficar a observar a multidão em romaria de um lado para o outro ou para participar de um baile.

 

Dicas para se divertir no São João

  • Compre um martelinho de São João, de preferência bem grande para impressionar os populares e martelar a cabeça de toda a gente. A par, arranje um balão para lançar ao ar e ajudar a iluminar os céus da cidade do Porto.
  • Vá com antecedência e procure uma tasca nas ruas da Ribeira para jantar ou então coma uma bifana na margem do rio.
  • Apesar de estar empenhado num envelhecimento ativo e positivo, deve procurar um local para se sentar sossegado a assistir ao fogo de artifício lançado das barcas no Douro: junto à Sé, nas escadas dos Guindais, na Serra do Pilar, no bairro das Fontainhas ou em qualquer lugar na Ribeira do Porto.
  • Depois dê um pé de dança num bailarico no bairro das Fontainhas, onde se faz a festa mais genuína da cidade.
  • E se no dia seguinte acordar com energia, assista à famosa regata de São João que começa às 15h. Pode observá-la das margens do rio Douro, do miradouro da Serra do Pilar ou nas Fontaínhas.

Preparado para aproveitar as nossas dicas para se divertir nos Santos Populares em especial no Santo António e no São João?

Texto: Sofia Santos
Imagem: Unsplash | Chris-Lawton

Artigos recentes