Loading...

Afinal… os sites de encontros funcionam? 

Qualquer local é bom para encontrar o amor, e a Internet não é exceção. Os sites de encontros causam desconfiança a uns e alegria a outros. Há céticos que acreditam que estas plataformas não funcionam e crentes que até conheceram a cara metade online. Interessado em aprender a envelhecer de forma ativa e positiva? Então, este artigo é para si!

Os sites de relacionamentos popularizaram-se com rapidez porque se há lugar para o amor no espaço offline, por que não haveria de havê-lo online? No entanto, ainda há pessoas que se interrogam sobre os benefícios destas plataformas. Por um lado, um amigo recomenda, um colega diz que conheceu a mulher através da Internet… mas por outro lado, há algum receio e até preconceito relativamente à utilização de sites de encontros, principalmente porque estes namoros são muitas vezes sinónimo de relações casuais. Certo é que online existe um pouco de tudo, tal como offline: é tão provável encontrar uma pessoa para lhe fazer companhia durante uma noite só, como para lhe fazer companhia para o resto da vida. É uma questão de manter o foco no que lhe interessa e não desconsiderar a Internet como alternativa para conhecer pessoas, particularmente nesta fase em que está a aprender a envelhecer de forma ativa e positiva.

 

Principais vantagens dos sites de encontros

– Permitem, a pessoas que estão sozinhas, isoladas ou a começar a aprender a envelhecer de forma ativa e positiva, conhecer outras pessoas.

– Ajudam a encontrar pessoas descomprometidas fora do círculo social.

– Dão maior liberdade de escolha porque há centenas de membros online.

– Aumentam o perímetro geográfico porque só exigem um acesso à Internet e não a deslocação a um lugar físico.

– Permitem a utilizadores mais exigentes, pesquisar por atributos específicos, por exemplo: “mulher alta de olhos azuis, reformada, que goste de cozinhar, velejar e ouvir música clássica”.

– Permitem a utilizadores mais tímidos, tomar a iniciativa de marcar um encontro.

– Permitem a utilizadores mais “preguiçosos” ou impacientes, conhecer parceiros(as) sem terem de sair de casa.

– Permitem a utilizadores mais cautelosos, manter o anonimato.

– Possibilitam a filtragem prévia de características num companheiro(a), de acordo com um algoritmo que junta membros aparentemente compatíveis.

– A sua utilização é simples, fácil e barata: os sites de encontros costumam ser bastante intuitivos e os membros apenas têm de pagar (no máximo) a inscrição.

 

Principais desvantagens dos sites de encontros

– Os algoritmos dos sites de encontros não conseguem fazer um teste de compatibilidade completo e infalível, porque não incluem a história pessoal e a química.

– O excesso de perfis pode confundir os membros e aumentar a dificuldade em decidir quem escolher ou por onde começar.

– A grande quantidade de pessoas nos sites de encontros pode levar os utilizadores a ficarem cada vez mais exigentes, inclusive com as fotos ou a imagem dos(as) pretendentes.

– Há maior probabilidade de se encetarem relacionamentos com pessoas que mentem e levam uma vida dupla num site do que num bar, por exemplo.

– Estas plataformas são muitas vezes alvo de fraude e, claro, não garantem a segurança num encontro presencial.

 

Se começou agora a aprender a envelhecer de forma ativa e positiva, procura companhia e não sabe bem onde, nada como colocar as vantagens dos sites de encontros num prato da balança, e as desvantagens noutro. E decida como vai deixar o amor (voltar a) entrar na sua vida

Texto: Sofia Santos
Imagem: Unsplash | Matias-Rengel

Artigos recentes