Loading...

Telhado Solar Fotovoltaico: Telhas que geram energia

A Tesla lançou recentemente um novo telhado solar fotovoltaico e o preço é de aproximadamente US $ 21,85 por metro quadrado (18,56 euros/m2). Se fizer bem as contas, o novo telhado solar da Tesla é quase 20 por cento mais barato do que um telhado normal, devido à economia e poupança de energia e a questão fiscal.

Um dos seus segredos tem a ver com a sua constituição. São feitos de vidro em camadas sobre um substrato fotovoltaico que substituem os telhados tradicionais. Embora se pareçam com um telhado normal, têm funções muito mais elaboradas.

Elon Musk e telhado solar da Tesla

Elon Musk apostou nas energias renováveis, primeiro com os seus carros elétricos e mais recentemente com a solução do Telhado Solar Tesla.

O Telhado Solar Tesla é composto por telhas fotovoltaicas, cujo design veio revolucionar o aspeto exterior das habitações. Foi em Los Angeles, no final de 2016 que Elon Musk deu a conhecer este produto. Junto com as telhas solares Tesla, vem ainda uma bateria para ser integrada nas habitações, a Powerwall.

Constituição Telhado Solar Tesla

O telhado solar Tesla é composto por várias telhas fotovoltaicas, de aparência muito semelhante a das tradicionais telhas de barro ou pedra, embora feitas de vidro temperado. O resultado final é um vidro translúcido, que quando é atravessado pela luz, perde apenas 2% da energia solar.

A luz solar é transmitida para as células solares, que se encontram escondidas por baixo da telha, e é esse facto que faz com que o Telhado Tesla seja esteticamente mais agradável de ver do que as restantes telhas fotovoltaicas do mercado.

Sustentabilidade Solar Tesla

Com a apresentação desta nova gama de produtos, Elon Musk pretende criar um futuro sustentável, devido às energias renováveis.

Atualmente, a legislação, obriga a ter instalação para painéis solares (somente para aquecimento de águas). Se fizer uma renovação de telhado pode ser complicado equacionar o colocar de telhas fotovoltaicas. Mas numa construção de raiz, deve fazê-lo, por uma questão de sustentabilidade.

A telha solar da Tesla já foi testada, aprovada e agora está a ser comercializada em pequena escala em Fremont, na Califórnia.

Texto: Adaptado de Tesla e Portal da Energia

Imagem: Unsplash

Artigos recentes