Loading...

5 monumentos a visitar no centro de Portugal

Da Batalha até Lisboa, passando pela Praia do Ribatejo, Sintra e Belém, há (pelo menos) 5 monumentos no centro de Portugal  que tem mesmo de visitar!

5 monumentos a não perder

  1. Mosteiro da Batalha

O Mosteiro da Batalha ou Mosteiro de Santa Maria da Vitória é Património Mundial da UNESCO desde 1983, porque é uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa e europeia. Foi o cumprimento de uma promessa feita pelo Rei D. João I, em agradecimento pela vitória em Aljubarrota em 1385 que garantiu a independência de Portugal. As obras duraram mais de 150 anos, mas valeu a pena esperar, pois as suas propostas artísticas são únicas: góticas, manuelinas, renascentista… Sem dúvida, um dos monumentos a visitar no centro de Portugal!

Horário: 9h00 às 18.30H/18.00h (verão/inverno).

  1. Castelo de Almourol

Situado numa pequena ilha no Rio Tejo, na Freguesia de Praia do Ribatejo, o Castelo de Almourol é um dos monumentos militares medievais mais emblemáticos da época da Reconquista, evocando, ao mesmo tempo, a Ordem dos Templários.

Desconhece-se a data de construção deste monumento, mas sabe-se que em 1129, quando os portugueses conquistaram o local, o castelo já existia. Foi erguido a 18 metros acima do nível das águas do rio, numa pequena ilha de 310 metros de comprimento por 75 metros de largura, e emite uma aura de mistério e romantismo que terá de testemunhar!

Horário: partidas fluviais do cais junto ao castelo das 10.00h às 13.00h e das 14.30h às 19h00/17.30 (verão/inverno).

  1. Palácio da Pena

O Palácio da Pena, na serra de Sintra, é outro dos monumentos a visitar no centro de Portugal. É considerado o expoente máximo do Romantismo do século XIX, com referências arquitetónicas de influência manuelina e mourisca.

O seu parque é composto por jardins luxuriantes com mais de 500 espécies arbóreas oriundas de todo o mundo, mercê dos trabalhos a nível de plantações de D. Fernando II. O Palácio, parece retirado diretamente de um conto de fadas! Foi construído pelo arquiteto Barão de Eschwege que misturou habilmente o estilo neogótico, com neomanuelino, neo-islâmico e neo-renascentista, entre outros. Está dividido em várias divisões que poderá conhecer, nomeadamente os aposentos do Rei D. Carlos, do Rei D. Manuel II e da Rainha D. Amélia.

Horário: 10.00h às 18.00h.

  1. Mosteiro dos Jerónimos

Reza a história que o Rei D. Manuel I mandou construir este mosteiro em meados do séc. XV, em memória do Infante D. Henrique pela sua grande devoção a Nossa Senhora e S. Jerónimo. De lá para cá, o monumento situado em Belém, junto ao Rio Tejo, já recebeu as sepulturas de reis e poetas que descansam em paz num espaço que revela a riqueza dos Descobrimentos e o papel dos portugueses no mundo durante os séculos XV e XVI. Foi declarado Monumento Nacional em 1907 e Património Cultural de toda a Humanidade em 1983.

Horário: 10h00h às 18.30h/17.30h (verão/inverno).

  1. Castelo de São Jorge

É o Castelo de São Jorge que fecha esta pequena lista de monumentos a visitar no centro de Portugal. Foi erguido numa das colinas de Lisboa e é ponto de visita obrigatória, particularmente para quem quer desfrutar da melhor vista para o Tejo e para a cidade.

O castelo medieval construído pelos mouros no século XI, acolhe o ponto mais alto de Lisboa: uma torre a 100 metros de altura. Antigamente, era aí que se guardavam os tesouros da família real. Hoje, o espaço está aberto a turistas com vontade de tomar a escadaria para alcançar uma paisagem de cortar a respiração. Preparado para subir?

Horário: 9.00h às 21.00h/18.00 (verão/inverno).

Não perca o nosso artigo acerca dos monumentos a norte de Portugal

Texto: Sofia Santos  Imagem: Arquivo IP

Artigos recentes