Loading...

Voluntariado hospitalar

Não precisa de ser médico nem enfermeiro para exercer serviço de voluntariado numa unidade de cuidados de saúde. Um espírito altruísta, alguma disponibilidade, capacidade para lidar com o sofrimento com uma palavra amiga e muita vontade de envelhecer de forma ativa e positiva ajudando quem mais precisa, é quanto basta para fazer voluntariado hospitalar! Importante agora inteirar-se sobre quais são as instituições que recebem e dão formação a candidatos. Preparámos uma lista com algumas sugestões que lhe podem interessar!

Liga de Amigos do Hospital Garcia de Orta

No Hospital de Almada, a presença de voluntários é uma constante graças ao trabalho da Liga de Amigos do Hospital Garcia de Orta que funciona como força motriz de participação da sociedade civil, humanizando os cuidados de saúde em várias áreas: urgência geral, oncologia, exames especiais, consultas externas, pediatria, etc. Se está interessado em se juntar a este grupo, envie a sua candidatura!

Email: geral@lahgo.org

Liga Portuguesa Contra o Cancro

Se procura envelhecer de forma ativa e positiva, ocupando os seus tempos livres a dar apoio a pessoas hospitalizadas, é porque tem um espírito forte e por isso não hesitamos em sugerir um serviço de voluntariado em oncologia. O objetivo é a assistência ao doente em termos prático e/ou emocionais, em regime de ambulatório e internamento nos hospitais com serviços de oncologia. Não será uma tarefa fácil, mas será seguramente reconfortante acompanhar um doente oncológico numa consulta ou tratamento.

Email: info@ligacontracancro.pt

Liga dos Amigos do Hospital de Tomar

Esta Instituição Particular de Solidariedade Social atua na área de influência do Hospital de Tomar com serviço de voluntariado hospitalar. Os interessados recebem formação antes de começarem a ajudar os doentes, por isso, se tem um pouco de amizade, compreensão e generosidade para dar, inscreva-se!

Telefone: 913 455 866/7

Liga dos Amigos do Hospital de Aveiro

Gostava de ajudar os médicos, enfermeiros e pessoal técnico especializado do Hospital de Aveiro? Então junte-se a este grupo de trabalho muito especial que aparece, como por milagre, quando os doentes mais precisam de uma palavra amiga e de um incentivo.

O Hospital Infante D. Pedro conta com mais de 70 voluntários para acompanhamento a doentes. Pessoas com formação e estágio em voluntariado hospitalar.

Telefone: 963 657 290

Associação Voluntariado Hospital S. João 

Sediada no Centro Hospitalar S. João, no Porto, esta associação de voluntariado hospitalar serve o Pólo S. João e de Valongo, contribuindo para o bem-estar daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade devido ao seu estado de saúde, com base num espírito de solidariedade e partilha.

Email: associacao@voluntariado-hsjoao.pt

Liga dos Amigos do Centro Hospitalar Cova da Beira

Na Covilhã há um grupo que ruma constantemente ao Hospital Pêro e Hospital do Fundão de modo a servir todos aqueles que estão a sofrer, física e psicologicamente, e necessitam de afeto. Para o desenvolvimento desta atividade, o voluntário tem de participar numa formação inicial e numa formação contínua, como se de um profissional de saúde se tratasse.

Email: ligamigos.chcbeira@gmail.com

Liga de Amigos e Voluntariado Centro Hospitalar Tondela

É uma pessoa responsável e dinâmica? Tem algum tempo livre? Quer envelhecer de forma ativa e positiva e gostava de apoiar na promoção da saúde e da qualidade de vida dos utentes do Centro Hospitalar Tondela em Viseu? Não perca tempo e faça parte deste grupo de voluntariado hospitalar.

Email: lavchtondelaviseu@gmail.com

Texto: Sofia Santos

Imagem: Unsplash

Artigos recentes