Loading...

 Ideias para fazer voluntariado em dezembro

Quer aproveitar o seu tempo livre para ajudar os outros, adquirir competências profissionais e ser, ao mesmo tempo, socialmente útil? Então leia este artigo e escolha uma forma de fazer voluntariado em dezembro e contribuir para que outras pessoas passem um Natal mais feliz!

Todos sabemos que a época do Natal é de longe a mais propícia do ano para se realizar voluntariado: por um lado porque os potenciais voluntários ficam mais suscetíveis, por outro porque há mais ações sociais a decorrerem em dezembro tendo em vista o desenvolvimento de uma série de programas cujo objetivo é ajudar pessoas em situação de carência, de sem abrigo a crianças doentes ou institucionalizadas. Escolha uma sugestão para voluntariado em dezembro:

  1. Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz

A Comunidade Vida e Paz tem a sua 30ª Festa de Natal com pessoas em situação de sem-abrigo marcada para os dias 21 a 23 de dezembro, na cantina da Cidade Universitária. Por isso, se tem disponibilidade para participar, inscreva-se através da plataforma criada para o efeito http://voluntario.cvidaepaz.pt/, selecionado a área em que gostava de ajudar.

Como a Festa de Natal com as pessoas em situação de sem-abrigo é um evento de grande escala, com a presença de cerca de 1.500 convidados, requer a participação de aproximadamente 1.200 voluntários, pelo que a sua contribuição é importante e até o  ajuda a envelhecer de forma ativa e positiva, seja na distribuição de refeições, roupas ou auxílio no acesso a serviços médicos ou de higiene, entre outros.

  1. Pai Natal Solidário dos CTT

Eis uma forma de fazer voluntariado bem divertida! A CTT tem levado a cabo uma ação de solidariedade social que surpreende crianças até aos 12 anos, em situação de risco, realizando os seus desejos de Natal. O Pai Natal Solidário funciona da seguinte forma: as crianças são convidadas a escrever cartas ao Pai Natal, indicado os presentes que desejam receber, e depois, as instituições em causa entregam-nas nos CTT, que tratam de as colocar online e nas Lojas CTT para serem escolhidas. De seguida, qualquer pessoa pode fazer com que o desejo de uma destas crianças se torne realidade. Como? Apadrinhando uma das cartas que estão disponíveis durante os meses de novembro e dezembro. Outra forma de envelhecer de forma ativa e positiva ajudando os mais carenciados, não é verdade? Mais informações em https://www.painatalsolidario.pt/

Clique aqui e conheça a Coração Amarelo, outra associação onde pode fazer voluntariado em dezembro!

  1. Estrelas de Natal Make-A-Wish

Este ano pode contribuir para a realização dos desejos dos meninos que fazem os seus pedidos à instituição Make-A-Wish, mesmo que não tenha tempo disponível. Basta fazer o seu voluntariado em dezembro, contribuindo para a campanha “Realizar desejos é possível” e adquirindo as estrelas Make-A-Wish! Aceda a este link https://makeawish.pt/2018/10/17/este-natal-realizar-desejos-e-possivel/ e perceba que, ao encomendar o seu pack de 5 estrelas de Natal Make-A-Wish (5€), está a partilhar o seu Natal com estas crianças, pois a totalidade do valor angariado reverte para a realização de desejos de crianças e jovens Make-A-Wish Portugal, levando-lhes um momento de força, alegria e esperança.

Aproveite para ler também o nosso artigo sobre voluntariado hospitalar.

  1. Banco Alimentar

Os bancos alimentares contra a fome são Instituições Particulares de Solidariedade Social que lutam contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas. Gostava de participar em atividades de recolha e distribuição de vários produtos e apoiar muitas instituições portuguesas? Então faça o seu voluntariado em dezembro, juntando-se ao grupo que distribui refeições confecionadas e cabazes de alimentos a pessoas carenciadas.

Para ser voluntário, preencha o formulário: https://www.bancoalimentar.pt/quero-ser-voluntario/

De facto, há inúmeras maneiras de ocupar o seu tempo livre e envelhecer de forma ativa e positiva, e o voluntariado é a mais nobre delas!

Conheça outras instituições onde pode fazer voluntariado, em Lisboa e Porto.

Texto: Sofia Santos

Imagem: Unsplash

Artigos recentes