Loading...

Como preparar uma festa de Halloween

Se este ano decidiu juntar um grupo de amigos para um serão fantasmagórico no Dia das Bruxas, com este artigo chega a ajuda que precisa para preparar uma festa de Halloween capaz de deixar a malta verdadeiramente assustada.

O Halloween ou Dia das Bruxas é uma celebração que acontece em vários países, no dia 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos. Entre as atividades de Halloween mais comuns, estão as festas arrepiantes, as fantasias de bruxas, as casas decoradas com lanternas de abóboras e as crianças entretidas a fazer “doçura ou travessura”. Se nunca participou de uma festa de Halloween, até porque não é (ou não era) uma tradição portuguesa, faça-o este ano! Vai ver como é diferente e divertido e como potencia o seu envelhecimento positivo. E que o entrave não seja a falta de dicas para preparar uma festa de Halloween! Tome nota delas, já de seguida!

Tornar o envelhecimento como algo positivo? Mais informação aqui!

  • Enfeites

A decoração na sua festa de Halloween deve ser feita com enfeites macabros que encontrará facilmente em qualquer superfície comercial, nesta época do ano.

Sugerimos que comece pela mesa onde vai reunir os seus amigos. Coloque uma toalha com desenhos de caveiras, pratos com teias de aranha nas bordas e guardanapos alusivos ao Halloween.

Existem também outros elementos macabros para preparar uma festa de Halloween que pode espalhar aí por casa, como uma cadeira de baloiço antiga, um chapéu de bruxa, vassoura de palha, crânio de plástico, etc. E isto sem falar de artigos que podem complementar o ambiente dando a impressão de abandono, como teias de aranha, insetos e caveiras a fingir. Na verdade, uma das formas mais simples de preparar uma festa de Halloween é utilizar lençóis brancos (com furos no lugar dos olhos) para dar a ideia de fantasmas e pendurá-los pela casa fora ou coloca-los estrategicamente em cima de cadeiras. Se tiver tempo e paciência, agarre em cartolina preta e crie os seus próprios morcegos. Depois prenda-os no teto com a ajuda de um fio de nylon.

Outra sugestão prática para assustar os convidados, é encher balões fluorescentes de diferentes cores e pintar-lhes uns olhos e uma boca com um marcador.

Ainda indeciso sobre a sua festa de Halloween? Leia também o nosso artigo “Dicas para se sentir feliz”.

  • Iluminação                

A iluminação na sua festa de Halloween precisa ser misteriosa. A sugestão é espalhar, em cima da mesa velas dentro de abóboras ou recipientes de vidro decorados a preceito, para iluminar a comida e bebida de forma fantasmagórica. Não deixe de colocar também alguns castiçais pela casa para dar uma iluminação mais sinistra.

  • Cores 

As cores na sua festa de Halloween devem ser… horrorosas! A dica é apostar em tons escuros e assustadores. O normal é usar-se o preto associado ao cor-de-laranja, mas também existe a possibilidade de combinar o preto com prateado, branco ou roxo.

  • Comida 

A comida da sua festa de Halloween tem de estar conforme com a temática. Puxe da sua criatividade, dê asas ao seu envelhecimento positivo… mas lembre-se que a ideia aqui é dar um aspeto pouco apetitoso ao seu lanchinho, sim? Há sugestões bem fáceis de preparar! Por exemplo…

  • Dedos ensanguentados: frite as salsichas, corte a parte de baixo e coloque ketchup para parecer sangue. A seguir pegue num pedaço de amêndoa para fazer as unhas na parte arredondada da salsicha.
  • Lápides: corte fatias de pão em forma de lápide e escreva com azeitonas a palavra RIP. Depois coloque o recheio que preferir.
  • Cabelos de bruxa: cozinhe o esparguete negro e depois junte-lhe alguns pinhões ou sementes de sésamo.
  • Fantasia

Depois de decorada a casa, é hora de mostrar como nunca a forma como vive um envelhecimento positivo e colocar uma máscara que, esperemos, seja bem feia! Não se esqueça que no Halloween tem de vestir a pele de uma criatura assustadora: bruxa, noiva cadáver, diabo, esqueleto, zombie, palhaço assassino, alien, serial killer e feiticeiro, entre outros.

Tudo pronto para espantar os seus amigos? As pessoas que vivem um envelhecimento positivo são assim, abertas a novas experiências que as possam divertir. Boa festa!

Na noite de Halloween é natural que vá dormir mais tarde porque é dia de festa, mas não se esqueça da importância de ter um horário para deitar! Leia o artigo aqui!

Texto: Sofia Santos

Imagem: Unsplash

Artigos recentes